Professora Liliam

  • Informações
  • Biografia
  • Proposições
  • Comissões
  • Contato
LILIAM FARIA PORTO BORGES

Acredito na importância da presença de mulheres vinculadas à classe trabalhadora na Câmara de Vereadores, para que possamos abrir os espaços de poder para a representação plena de nossas bandeiras em favor da educação e dos demais serviços públicos, da agricultura familiar e da agroecologia, da juventude, das pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, da causa animal e da cultural. Nosso mandato é a união de muitas diversidades, mas também o resultado da partilha de um projeto de mundo comum: feminista, antirracista, justo e sustentável. Vamos avançar no nosso projeto de cidade com a certeza de que fazemos isso coletivamente. Afinal, a luta muda a vida!

Mandato
  • 2021 a 2024
    17ª Legislatura
  • Redes Sociais:

Liliam Faria Porto Borges nasceu em 27 de fevereiro de 1966. Natural do interior de São Paulo, reside em Cascavel desde 2000. É casada com o professor e militante petista Paulo Porto. Mãe do Hildo, Caetano e Laura. Está em seu primeiro mandato eletivo e luta cotidianamente por um mundo mais justo.
 
É professora e pesquisadora da Unioeste. Bacharela e licenciada em História pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mestre em Educação pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, doutora em Educação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e pós-doutora em Educação pela Unicamp. Sua área de pesquisa e atuação é política educacional e educação do campo pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais.
 
Trabalhou por 12 anos na educação básica no estado de São Paulo como professora de História. Na Unioeste, foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e compôs o grupo que, junto aos movimentos de Reforma Agrária, constituíram os primeiros cursos superiores de educação do campo no Paraná.
 
Foi Pró-Reitora de Graduação (2012/2016), gestão que ampliou as cotas para 50% de todos os cursos, implementou o Sisu e fez ampla reforma do vestibular democratizando o acesso. A gestão também realizou a reforma das Diretrizes do Ensino de Graduação e trabalhou na consolidação da assistência estudantil e pedagógica e na viabilização dos restaurantes universitários em todos os campi, além de implementar o nome social e os programas federais de bolsas estudantis.
 
Entre 2018 e 2020 foi presidenta da Seção Sindical de Docentes da Unioeste (Adunioeste) vinculada ao Andes - Sindicato Nacional, no difícil enfrentamento ao desmonte promovido pelo governo estadual.

Comissão de Educação
Membro
TipoLegislaturaSessão
Permanente17ª LegislaturaBiênio 2023/2024
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
Presidente
TipoLegislaturaSessão
Permanente17ª LegislaturaBiênio 2023/2024
Total de Comissões:2

Notícias Vinculadas