Professor Santello

NILDO SANTELLO
  • Informações
  • Biografia
  • Proposições
  • Comissões
  • Contato
NILDO SANTELLO

O Saber é o instrumento que nos conduz ao mais alto nível de educação

Mandatos
  • 2009 a 2012
    14ª Legislatura
  • 2021 a 2024
    17ª Legislatura
  • Redes Sociais:

Filho de professora e agricultor, Professor Santello é morador de Cascavel há 28 anos e sua vida é marcada pelo compromisso com a educação e o desenvolvimento de sua cidade e região. Ele se formou em Geografia e iniciou sua carreira como professor em 1993, lecionando no estado de São Paulo.

Em 1995, Santello mudou-se para Cascavel, onde começou a lecionar no Colégio Polivalente Pedro Boaretto Neto. Em 2001, ele se tornou o último diretor da escola, liderando a implantação do CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto. Essa iniciativa contou com a participação da comunidade escolar, instituições, Núcleo Regional de Educação (NRE) e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O objetivo da implantação do CEEP era suprir a necessidade de mão de obra técnica e qualificada para atender as indústrias e comércios locais, oferecendo cursos técnicos. Ao longo dos anos, o CEEP formou milhares de jovens em Cascavel e na região, preparando-os para ingressar no mundo do trabalho.

Santello foi também diretor do Colégio Professor Victório Manuel Abrozino (Parque Verde) por duas gestões, onde, juntamente com a comunidade, desenvolveu projetos de ampliação de salas de aulas, laboratórios e refeitório para atender uma demanda crescente da região oeste da cidade.

Uma das grandes conquistas do Professor Santello foi a criação do Centro Estadual de Educação Professor Moacir Benedito Leme da Silva - CEEP Agroinovação. Ele foi o proponente dessa iniciativa, lutando junto ao Governo do Estado e ao Poder Público Municipal para torná-la realidade.

A criação da instituição foi principal bandeira do vereador que desde o primeiro ano de mandato está em funcionamento atendendo jovens de nossa cidade e região. O CEEP foi inaugurado em 2022 e oferece educação técnica e profissionalizante com foco na área de agroinovação. 

Santello também foi professor nos colégios: Eleodoro Ébano Pereira, Marilis Faria Pirotelli, Júlia Wanderley, Itecne, Galileu, Marista, Jardim Clarito, Marcos Cláudio Schuster, Padre Carmelo Perrone e Ceebja Professora Joaquina M. Branco.

Além de sua atuação na área educacional, o Professor Santello também se envolveu em atividades comunitárias, como a presidência da ONG Amigos dos Rios e o cargo de secretário da Associação dos Moradores do Parque Verde. Sua dedicação e comprometimento também o levaram a se candidatar e ser eleito vereador para a 17ª Legislatura, que ocorre de 2021 a 2024. Anteriormente, ele havia sido vereador suplente na 14ª Legislatura, de 2009 a 2012. Atualmente, Santello é presidente da Comissão Permanente de Educação e membro da Comissão Permanente do Meio Ambiente.

“É um grande orgulho fazer parte da criação de dois Colégios junto à comunidade. No CEEP todos os anos formam ali centenas de jovens. A nossa preocupação é a educação e a formação desse jovem, principalmente para colocá-lo no mercado de trabalho e ou até mesmo constituir suas empresas.  E com o CEEP Agrícola essa realização não será diferente”.

Comissão de Meio Ambiente
Secretário
TipoLegislaturaSessão
Permanente17ª LegislaturaBiênio 2023/2024
Comissão de Educação
Presidente
TipoLegislaturaSessão
Permanente17ª LegislaturaBiênio 2023/2024
Total de Comissões:2

Notícias Vinculadas