Alécio Espínola sugere PIX e NFC para pagamento do transporte coletivo

As rápidas mudanças no campo da tecnologia permitiram que a população aderisse rapidamente aos pagamentos via pix e NFC. Por isso, estas formas de pagamentos ágeis estão em todo o comércio e podem ser utilizadas também no transporte coletivo cascavelense. É o que sugere a Indicação 1305/2022, assinada pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC).

O pedido, endereçado à prefeitura através da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania - TRANSITAR, propõe que autarquia disponibilize aos usuários do transporte coletivo o pagamento da passagem unitária e recarga do cartão via PIX e NFC.

O pix é um meio de eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro, que funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento.

Já o NFC, sigla que em inglês significa Near Field Communication (comunicação por campo de proximidade), é uma tecnologia que realiza trocas de informações sem a necessidade de fios entre dois dispositivos, desde que eles estejam próximos. Uma das tecnologias proporcionadas pela solução é o contactless, dos cartões de crédito e débito, em que você realiza o pagamento por aproximação do cartão com a maquininha.

“Dessa forma, e levando em conta a grande adesão e popularidade de ambos os modos de pagamento, é importante que o município incentive a utilização de transporte público e coletivo, possibilitando agilidade e facilidade aos usuários podendo resolver todo o pagamento de forma online”, defende Alécio Espínola. Para ele, é de grande relevância que a terceira melhor cidade do Brasil esteja adaptada às novas tecnologias na prestação de serviços públicos.