Notícias

Comissão recebe sugestões para ações conjuntas contra o aumento de roubos e furtos

A Comissão de Segurança Pública e Trânsito (CSPT) reuniu autoridades e cidadãos para uma reunião que discutiu estratégias para tentar reduzir o número de roubos e furtos em Cascavel, que vem alarmando a comunidade e os empresários. O encontro, conduzido pelos vereadores da Comissão, Policial Madril (PSC), Sadi Kisiel (Podemos) e Xavier (Republicanos), foi na manhã desta terça-feira (14), no Plenário.

Também participaram a vereadora Professora Beth Leal (Republicanos) e o vereador Cidão da Telepar (PSB). Além deles, compareceram o major Cícero Tenório, comandante do 6º Batalhão da PM, major Roberto Tatibana, subcomandante, delegado Diego do Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil, Mauri Barbosa, do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Pedro Fernandes de Oliveira, secretário municipal de Segurança Pública, Rafael da Secretaria de Assistência Social e alguns empresários.

“Já é de conhecimento das autoridades da segurança o aumento do número de ocorrências na nossa cidade, mas este ano estamos tendo o diferencial que são os assaltos a mão armada, que antes não tínhamos”, destacou o presidente da Comissão, Policial Madril, ao abrir os debates. Foi exibido um vídeo com exemplos de situações registradas por câmeras de vigilância. Na sequência, cada um dos vereadores e setores envolvidos apresentaram suas visões, preocupações e sugestões para confrontar o problema.

Ao final, o vereador Xavier leu para todos a lista de encaminhamentos tirados da reunião, um conjunto de ações que envolvem vários segmentos com o objetivo de dificultar a ação dos criminosos e reduzir as ocorrências. São elas:

1) Intensificação do programa Vizinho Solidário, numa parceria com associações de moradores de toda a cidade; 2) Incentivo na Polícia Militar ao reforço no policiamento comunitário; 3) Enfoque da PM nas ações de inteligência, com maior número de operações nos locais de maior incidência e em parceria com os outros órgãos de governo e comunitários; 4) Chegada de mais 199 policiais que estão completando o processo de formação; 5) Divulgação do Disque Denúncia da PM, que é o número (45) 99943-1234, e do Serviço de Abordagem Especial da Secretaria de Assistência Social, que é o (45) 98431-6376; 6) Aumentar a fiscalização em prédios abandonados, para evitar que sejam ocupados por moradores de rua; 7) Distribuição de folheto da Assistência Social para os comerciantes, para que eles possam informar a população carente sobre os serviços de atendimento social disponíveis, principalmente sobre como ter acesso à alimentação; 8) Orientação aos comerciantes para não deixarem vasos e lixeiras quando o comércio estiver fechado, pois são usados como esconderijo de drogas; 9) Campanha para que comerciantes vítimas de roubos e furtos não deixem de fazer boletim de ocorrência, já que a estatística é chave para obter mais recursos; 10) Reunião entre Polícia Civil e Conseg para elaborar campanha junto aos comerciantes sobre estratégias para aumentar efetividade das ações policiais; 11) Cadastro dos moradores de rua, especialmente os vindos de outras cidades.

Assessoria de Imprensa/CMC