Edson Souza e entidades definem ações para busca pelo Piso Salarial da Enfermagem

A implementação do Piso Salarial da Enfermagem é tratada como prioridade pelo Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Edson Souza. Com objetivo de concretizar a nova base salarial para estes profissionais, o vereador realizou uma reunião com entidades ligadas à Saúde, que juntos elaboraram um plano de ação para os próximos dias.

No plenarinho da Câmara Municipal, o vereador juntamente com entidades que representam os trabalhadores decidiram participar de uma mobilização estadual que ocorrerá no dia 4 de fevereiro, na cidade de Curitiba. Além disso, no dia 6 de fevereiro, será criado um grupo de ação que conduzirá as tratativas para a adoção dos valores estabelecidos no piso na cidade de Cascavel. O encontro contou com a participação do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Cascavel – Sismuvel, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde – Sindesauvel, Sindicato dos Trabalhadores Em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná e do Sindicato dos Enfermeiros do Oeste e Noroeste do Paraná – SENFEONSPAR.

O vereador Edson Souza, que acompanha essa demanda dos profissionais da Enfermagem há anos, destaca que é essencial a realização de atos e a união da categoria. “Esses avanços na vida dos trabalhadores são conquistados apenas com muita luta. Há anos os profissionais da Enfermagem reivindicam essa pauta e nunca estivemos tão perto de conseguir concretizar esse pedido. Os atos e a criação de um grupo de ação aqui em Cascavel são essenciais para mobilizar os profissionais e termos a chance de acelerar a implementação do Piso Salarial”, enfatiza.

A proposta para criação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem foi apresentada no ano de 2020 pelo Senador Fabiano Contarato. O texto passou pelo Congresso Nacional e foi enviada à sanção presidencial. Após isso, uma decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal Roberto Barroso suspendeu a implementação do piso, afirmando que não foi indicada a origem dos recursos para o pagamento dos novos vencimentos. Desde então, senadores e deputados federais apresentaram projetos que buscam financiar o projeto. O Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho interno para viabilizar o projeto.

Para a participação no ato estadual do dia 4 de fevereiro, um ônibus será disponibilizado para os profissionais que desejarem fazer parte da manifestação. Mais informações sobre as maneiras de participação nos atos programados para o próximo mês serão divulgadas em breve pelas entidades ligadas à luta pelo Piso Salarial Nacional para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Parteiras.

Assessoria vereador Edson Souza