Presidente solicita sistema eletrônico gratuito para tramitação de documentos

O Presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC) solicitou nesta semana ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que disponibilize para o Legislativo cascavelense o sistema SEI – Sistema Eletrônico de Informação, utilizado para organizar e agilizar toda a documentação administrativa por meio digital.

Como explica o presidente, “o sistema permite organizar toda a documentação interna que hoje é feita em papel e precisa ser entregue pessoalmente entre os setores e arquivada manualmente, além de permitir economizar com a compra de um sistema semelhante oferecido por empresas privadas”.

O que é

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real de todas as equipes.

O sistema permite melhorar o desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação dos usuários e redução de custos. Como é cedido gratuitamente a outras instituições públicas para além do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que desenvolveu as ferramentas, o sistema promove inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade.

Como funciona

O sistema funciona 100% na Web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado, permite acesso remoto com assinaturas eletrônicas, por exemplo, controle de nível de acesso, controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, assinatura em bloco, acesso externo, sistema intuitivo, entre outros.