Boa Madrugada! Hoje é 16 de janeiro de 2019

Câmara oficializa homenagem a José Neves Formighieri

Segunda, 18 Abril 2016 14:46

Nesta segunda-feira (18), o presidente da Câmara apresentou à comunidade cascavelense oficialmente a inscrição com o nome do primeiro prefeito de Cascavel e vereador que nomeia o prédio, José Neves Formighieri.

Ainda que aparecesse nas publicações e documentos oficiais, o nome de Formighieri não aparecia em nenhum local da Câmara. Agora no plenário, além da inscrição Câmara Municipal de Cascavel, consta o nome Palácio José Neves Formighieri. Gugu Bueno, presidente da Casa, afirma “estamos fazendo justiça a esta figura tão importante para Cascavel, pois a história do município deve muito à família Formighieri”.

Participaram da solenidade o filho do homenageado, Marcos Formighieri e sua esposa, Rosana Formighieri. Marcos agradeceu em nome de toda a família aos vereadores pelo tributo a seu pai e salientou a importância da Câmara “como local onde se materializa a vontade popular. É aqui que Cascavel deve buscar a solução de seus problemas e também os rumos de seu futuro”.

Marcos lembrou a trajetória do pai como prefeito, dedicada a tornar Cascavel uma referência para o Paraná e para o Brasil, abrindo estradas, interligando o município com outras regiões do Estado e investindo em educação e saúde.

José Neves Formighieri

Filho de Virgílio e Maria Formighieri, José Neves Formighieri nasceu em Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, em 5 de agosto de 1915.

Foi o primeiro prefeito de Cascavel, eleito com 383 votos para o período de 14 de dezembro de 1952 a 14 de dezembro de 1956.

Foi vereador na segunda legislatura desta casa de Leis, entre os anos de 1957 a 1960.

À frente do Executivo de Cascavel comprou um trator e doou para a Prefeitura. O equipamento foi utilizado na abertura de estradas, incluindo os trechos Cascavel – Corbélia e Cascavel – Lopeí.

Considerado um dos mais expressivos líderes do PTB no interior paranaense, José Neves Formighieri exerceu seus mandatos com firmeza e determinação, tornando-se um exemplo para os filhos Marcos, Juraci, João, Regina e Sandra.

||||||Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria CMC|Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria CMC||