Hoje é 13 de julho de 2020

Lei quer garantir espaço para artistas locais em shows nacionais

Quinta, 27 Abril 2017 17:52

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 49/2017, proposto pelo vereador Valdecir Alcântara (PSL), que assegura a oferta de oportunidades para apresentação de artistas locais na abertura ou encerramento de shows nacionais ou internacionais. “A valorização dos talentos, a oferta de oportunidades e a disponibilização de cultura são essenciais. Com este projeto, de forma simples, podemos contribuir com a formação e difusão cultural”, assegura Valdecir.

A lei prevê que em eventos promovidos ou patrocinados pelo Poder Público Municipal e que tenham a natureza de show musical, teatral ou de qualquer outra modalidade artística de renome nacional ou internacional, exista espaço gratuito para apresentação de atores, grupos teatrais, cantores ou bandas musicais locais.

Os artistas devem comprovar residência ou possuir sede em Cascavel, independente da nacionalidade ou naturalidade. Para apresentar-se, os interessados deverão procurar a Secretaria de Cultura e requerer o uso do espaço, com antecedência mínima de dez dias da data da realização do show principal.

A duração do show não poderá exceder uma hora, nem poderá ser cobrado qualquer tipo de ingresso, taxa de serviços ou couvert artístico pela apresentação.

“A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidadania, tanto para o artista que faz o espetáculo, quanto para o público que tem acesso à cultura”, defende o vereador. Para ele, é dever dos legisladores apresentar projetos que fomentem os processos de transmissão da cultura para a população, especialmente quando não criam nenhuma despesa para os cofres públicos e fortalecem a classe cultural da cidade.

Lei quer garantir espaço para artistas locais em shows nacionaisFoto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria CMC