Bom Dia! Hoje é 24 de março de 2019

Câmara finaliza primeiro curso sobre Accountability

Quinta, 13 Julho 2017 17:39

Nesta quinta-feira (13), a Câmara ofereceu aos assessores parlamentares e servidores o curso ‘Accountability política – Desafios da assessoria na qualidade da atuação parlamentar e na construção da democracia’. O curso foi realizado no plenário da Casa das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

O termo accountability é frequentemente associado à palavra "Responsabilização" em português, normalmente aplicada aos domínios da política e da administração. Como explica Walter Ocampo, diretor da Escola do Legislativo, “a accountability está relacionada à fiscalização, avaliação e, ao controle do poder exercido por aqueles que elegeram estes representantes”. Ou seja, a população precisa de ferramentas para acompanhar como os gestores gastam o dinheiro que é público, qual é o plano previsto para as despesas e qual o resultado destes investimentos.

Para se ter uma ideia, já existem vários mecanismos de controle da gestão pública, a exemplo do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Tribunais de Contas dos estados, o Ministério Público, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e também os conselhos, tais como o Conselho Municipal de Educação, Conselho da Alimentação Escolar, o Conselho de pais e mestres da escola, ou ainda o Conselho do FUNDEB.

A Câmara de Cascavel, por exemplo, transmite ao vivo as sessões e audiências, disponibiliza todas as informações sobre proposições legislativas em tempo real e ainda alimenta o Portal da Transparência com todos as despesas, contratações e licitações, seja da área administrativa ou dos vereadores. É possível acessar estas informações pelo site, pelas redes sociais, pelo aplicativo e também pessoalmente.

Câmara finaliza primeiro curso sobre AccountabilityFoto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria CMC