Boa Madrugada! Hoje é 25 de setembro de 2018

Cerimônia marca lançamento oficial da Patrulha Maria da Pena

Sexta, 13 Abril 2018 18:19

Nesta sexta-feira (13) foi oficializada a Patrulha Maria da Penha como atividade da Guarda Municipal. A medida foi instituída através da Lei 6.742 de 21 de agosto de 2017 de autoria do Presidente do Legislativo, Gugu Bueno (PR). Na ocasião, foram entregues ainda as pistolas calibre .380 aos guardas municipais e inaugurada a sede da Semppro (Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e Proteção à Comunidade), no Bairro Pacaembu.

Como autor do projeto, Gugu Bueno ressalta que é de extrema relevância investir mais em prevenção do que em tentativas de reparação para as mulheres vítimas de violência. “Estudo esse projeto há bastante tempo, mas para que fosse colocado em prática era necessária a criação da Guarda Municipal em Cascavel e o treinamento dos servidores, um guarda do sexo feminino e um guarda do sexo masculino”. O presidente destacou também a sensibilidade do prefeito Paranhos à questão e sua disposição imediata em possibilitar a execução do projeto.

Apesar da legislação do Brasil ser considerada modelo para o mundo e a Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, ser conhecida por praticamente 100% das brasileiras, as estatísticas mostram que a reincidência e a convivência com o agressor dificultam a prevenção de novos casos e a proteção da mulher vítima.

“Estes dados reforçam a necessidade da instituição da Patrulha para que dois integrantes da Guarda Municipal visitem periodicamente as residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir atos de violência”, explica Gugu Bueno.

Participam do ato o prefeito municipal, Leonaldo Paranhos, os deputados federais Nelson Padovani e Fernando Giacobo, o deputado estadual Adelino Ribeiro, a secretária responsável pela Semppro, Rose Vascelai, o diretor da Guarda Municipal Adelino Novakoski, Rubens Garcez, comandante do 6º BPM (Batalhão da Polícia Militar), a delegada Mariana Vieira, além de secretários municipais, vereadores, representantes do Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Cascavel), da Guarda Municipal de Toledo e Foz do Iguaçu.

Cerimônia marca lançamento oficial da Patrulha Maria da Pena