Boa Madrugada! Hoje é 21 de agosto de 2018

Programa de Evasão Escolar: Audiência Pública debaterá PL 93/2018

Terça, 07 Agosto 2018 17:26

No próximo dia 15 de agosto, às 19h, a Comissão de Educação da Câmara discute com a comunidade o Projeto de Lei 93/2018, que cria e implanta o Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar em Cascavel, proposto pela prefeitura. O evento acontece no plenário da Câmara e é aberto a toda comunidade.

O programa existe desde 2011 e foi uma propositura do Ministério Público da Vara da Infância e da Juventude para os gestores da Política Pública de Educação (Municipal e Estadual), para com auxílio da Assistência Social realizar uma busca ativa dos alunos, como parte da rede de proteção a todas as crianças e adolescentes residentes hoje no município. No Projeto de Lei que tramita na Câmara, o Programa teria como público-alvo apenas os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, sendo possível o convênio posterior com o Núcleo Regional de Educação. Os vereadores da Comissão, Paulo Porto (PCdoB), Olavo Santos (PHS) e Carlinhos Oliveira (PSC), querem discutir as alternativas para que o programa continue alcançando todas as crianças e adolescentes de Cascavel.

Os alunos são atendidos pelo programa a partir do momento em que se registram cinco faltas consecutivas ou sete faltas alternadas no mês. Uma equipe multidisciplinar faz a orientação e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação evasão escolar com idade entre 08 meses a 18 anos, que em sua maioria, abandonam a escola por problemas de saúde, uso de drogas, doença de um dos membros da família, gravidez ou paternidade na adolescência ou vulnerabilidade emocional.

Conforme explica o coordenador do Programa, José César Sagrillo, “em oito anos mais de 22 mil estudantes foram atendidos, sendo 3381 apenas em 2017”. A intervenção garante 100% de permanência na escola no nível municipal e 85% na rede estadual.

Programa de Evasão Escolar: Audiência Pública debaterá PL 93/2018