Boa Noite! Hoje é 19 de janeiro de 2019

Terça, 08 Janeiro 2019 17:49

O vereador Paulo Porto (PCdoB) esteve hoje (08) de manhã num encontro com o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), que está em seu terceiro mandato. Na agenda, a possibilidade de promover, ainda neste semestre, em Cascavel, um seminário para intercâmbio em gestão e de políticas públicas entre as duas cidades.

A administração de Edinho Silva se notabiliza pelos programas de construção e uso de espaços públicos, a partir de um conceito de humanização das relações com a população. Porto convidou o prefeito de Araraquara para uma visita a Cascavel.

Sociólogo e professor, Edinho Silva ganhou destaque como gestor público, foi vereador em dois mandatos, deputado estadual e chegou ao ministério durante o governo Dilma Roussef, ocupando a pasta da Comunicação Social.
Araraquara é considerada referência nas políticas municipais na perspectiva da humanização de espaços públicos, como teatros, centros de convivência e praças, entre outros.

Após conhecer o histórico dos três governos de Edinho Silva em Araraquara, Porto acredita que Cascavel teria muito a ganhar no intercâmbio de experiências. “Temos muito o que trocar sobre políticas públicas com Araraquara, como nossa experiência com os chamados territórios cidadãos e a própria agricultura urbana”, analisa.

Para criar um espaço de compartilhamento de experiências entre as duas cidades, Porto planeja organizar, através de seu mandato na Câmara, um seminário sobre políticas públicas municipais, em que técnicos e gestores das duas cidades possam trocar suas experiências nas diversas áreas. “Acredito que as duas cidades têm muito a ganhar com esse intercâmbio”, reitera o vereador.

A ideia foi apresentada ao prefeito Edinho Silva, que já manifestou a disposição de visitar Cascavel durante o evento e de iniciar uma relação de intercâmbio com a cidade. Para esse evento sobre troca de experiências, Porto diz que pretende ainda contar com a presença do deputado estadual Jorge Brand, mais conhecido como Goura (PDT), o único vereador de Curitiba se eleger para a Assembleia Legislativa nas eleições desse ano. Goura se destaca por defender, entre outras bandeiras, a da mobilidade urbana. Ele é co-fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (2011), que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos cicloviários que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016. Em 2015, foi convidado pelo então prefeito Gustavo Fruet para ser assessor de mobilidade na Secretaria de Trânsito de Curitiba. Em apenas um ano, participa da criação das chamadas áreas e vias calmas da cidade, entre outros projetos no segmento.

“É fundamental criarmos esse espaço de diálogo sobre políticas públicas, onde possamos aprender e ensinar a partir das melhores experiências. Assim, ganhamos todos, ganham as cidades, ganham os gestores, os legisladores, enfim, ganha a nossa gente”, finaliza Porto.

Assessoria de Imprensa/ Paulo Porto

Porto visita prefeito de Araraquara e articula intercâmbio de políticas públicasAssessoria vereador