Boa Noite! Hoje é 25 de junho de 2019

Vereadores aprovam moção de repúdio por cancelamento de concurso no HUOP

Terça, 07 Maio 2019 17:07

Foi aprovada na Câmara nesta terça-feira (07) a Moção de Repúdio 11/2019, apresentada pelo vereador Jorge Bocasanta e endereçada a Paulo Sérgio Wolff, reitor da Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste em razão da má organização de concurso público do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP. O documento foi aprovado em plenário com apenas dois votos contrários, dos vereadores Celso Dal Molin e Parra. Paulo Porto estava ausente da sessão.

Conforme explica Bocasanta, “é de conhecimento de toda comunidade e especialmente da Comissão de Saúde, da qual eu faço parte desde o primeiro mandato, que o HU precisa de médicos concursados urgentemente”. Por conta dessa urgência e também do prejuízo causado a tantas pessoas que se programaram para vir prestar a prova, o vereador acredita que a Universidade pecou na organização do concurso e no planejamento dos gastos.
As provas, que deveriam ter sido aplicadas no último domingo (5), foram canceladas com apenas 48 horas de antecedência, o que impediu que milhares de pessoas pudessem cancelar suas passagens ou hospedagens, por exemplo. Segundo a universidade, cerca de sete mil candidatos estavam inscritos.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que a suspensão do concurso ocorreu porque o edital do concurso foi aberto sem consulta à Secretaria, responsável por pagar os custos do hospital e consequentemente, pelos R$ 37 milhões necessários para contratar os 613 profissionais previstos no certame.

A grande preocupação dos vereadores agora é com a solução que o governo estadual encontrará para contratar os profissionais necessários, especialmente os médicos, uma vez que o Ministério Público do Trabalho determinou que, até 27 de agosto, a Unioeste suspenda os contratos com profissionais terceirizados e faça a contratação de servidores por concurso público.

Vereadores aprovam moção de repúdio por cancelamento de concurso no HUOPFlavio Ulsenheimer/ Assessoria de Imprensa/CMC