Boa Noite! Hoje é 20 de julho de 2019

Secretária de Educação esclarece dúvidas sobre visitas de vereadores nas escolas

Segunda, 13 Maio 2019 17:31

Os vereadores vão participar, nos próximos dias, de uma das reuniões que a direção da Secretaria Municipal de Educação realiza regularmente com os diretores e equipes técnicas das Escolas da Rede Municipal. A ideia é promover uma aproximação entre os profissionais de educação e a Câmara, de forma a fortalecer o trabalho pela qualidade do ensino no município.

Esse foi um dos encaminhamentos deliberados ontem durante reunião que a secretária de Educação, Márcia Baldini, teve com os vereadores, na Câmara. A reunião, coordenada pela Comissão de Educação, foi organizada com a intenção de esclarecer dúvidas sobre as orientações às escolas de como proceder em caso de fiscalização por parte do Legislativo municipal. Nos últimos dias, o tema ganhou destaque quando a vereadora Nadir Lovera (Avante) ocupou a tribuna para falar que seu trabalho de fiscalização teria sido dificultado em uma escola. Na ocasião, diversos vereadores se solidarizaram e houve pedidos para que a Mesa Diretora da Câmara se posicionasse sobre o episódio.

Na reunião, a secretária Márcia Baldini reiterou a parceria mantida com o Legislativo e creditou os episódios recentemente relatadas a um “mal-entendido”. A secretária informa que a visita dos vereadores é livre, desde que preservada a identidade das crianças no caso de captura de imagens e que a visita não interfira no andamento das aulas e nem se caracterize como reunião política no ambiente público. “Os vereadores são sempre bem-vindos”, disse.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Carlinhos Oliveira (PSC) reiterou que as visitas da comissão são realizadas semanalmente, visitando escolas da cidade e do campo. Segundo ele, a convite da secretária, os vereadores poderão participar de uma das reuniões da Semed com os diretores justamente com o propósito de deixar claro a todos como funcionam as escolas e também as fiscalizações e visitas realizadas pelos vereadores.

Além de Carlinhos Oliveira, que preside a Comissão de Educação, estiveram presentes o presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC), o vice-presidente, Roberto Parra (MDB), o vereador Olavo Santos (PHS), da comissão de educação, a vereadora Nadir Lovera (Avante), Mauro Seibert (Progressistas), Sidnei Mazutti (PSL), Misael Júnior (PSC), e Pedro Sampaio (PSDB).