Hoje é 15 de setembro de 2019

Curso na Câmara ensina técnicas e dá dicas de fotografia para assessores

Quarta, 11 Setembro 2019 17:45

Um grupo de assessores parlamentares e servidores de diversas áreas da Câmara Municipal aprenderam, nesta quarta-feira (11), algumas técnicas básicas de fotografia para uso em seu trabalho. Oferecido pela Escola do Legislativo, o curso foi ministrado pelo vereador e fotógrafo Paulo Porto (PCdoB) e por Fábio Conterno, jornalista, professor e também assessor parlamentar.

Na abertura, o presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC), que foi aluno de Conterno na Faculdade de Jornalismo, ressaltou a importância de conhecimentos básicos da linguagem fotográfica para evitar erros e melhorar a qualidade do registro do trabalho dos parlamentares. “Às vezes, mesmo tendo câmeras e celulares de boa qualidade, nossas assessorias produzem imagens que mal podem ser aproveitadas pelos meios de comunicação ou mesmo em nossas redes sociais”, afirmou ele.

Em sua apresentação, Conterno demonstrou como técnicas já consagradas da fotografia profissional podem ser aplicadas por qualquer pessoa usando a câmera de um aparelho celular, e ainda deu dicas de acessórios e aplicativos que podem melhorar o resultado. Para Lucas Rodrigues, que assistiu o curso e não trabalha no Legislativo, as informações são úteis não só para assessores, mas “para qualquer um de nós que usamos a fotografia no dia-a-dia e precisamos refletir para quem iremos fotografar e com que objetivo, por isso foi muito instrutivo”.

Fábio Conterno é jornalista, fotógrafo e professor na FAG. Tem muitos trabalhos publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior. Atualmente trabalha como assessor parlamentar no gabinete do vereador Paulo Porto.

Paulo Porto é graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição. É indigenista, professor adjunto na Unioeste e vereador pelo PCdoB desde 2013.

O fotógrafo e assessor Fábio Conterno fala aos participantes, que incluíram servidores e pessoas da comunidadeO fotógrafo e assessor Fábio Conterno fala aos participantes, que incluíram servidores e pessoas da comunidadeFlávio Ulsenheimer/Assessoria de Imprensa/CMC