Hoje é 12 de novembro de 2019

Paulo Porto representa Cascavel em Congresso Brasileiro de Agroecologia

Quarta, 06 Novembro 2019 16:12

O vereador Paulo Porto (PCdoB) representa Cascavel no XI CBA (Congresso Brasileiro de Agroecologia) que acontece na Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Aracajú. O encontro ocorre entre os dias 4 e 7 de novembro com o lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”.

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e a sociedade civil organizada envolvida com as demandas da agricultura familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Inicialmente pensado como espaço de valorização da agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da agricultura familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.

Porto foi a convite da organização do evento para falar sobre a iniciativa e a experiência de Cascavel, através da lei 6484/2015, de sua autoria, que versa sobre a restrição do uso de agrotóxicos próximo a escolas rurais e CEMEIs, núcleos residenciais rurais e UBS rurais. Para Paulo Porto, participar de um evento como esse com caráter internacional é de grande importância para o mandato, para a Câmara Municipal e para Cascavel. “Demonstra que estamos no caminho certo na busca por alternativas ao alto consumo de agrotóxicos” diz Porto. “E apesar de Cascavel estar em uma região campeã em consumo de agrotóxicos, na contradição vai na vanguarda nacional com os debates, audiências públicas, com a restrição ao Agrinho na rede municipal de educação e a lei que aprovamos”, conclui.

A representação do município vai além da apresentação da experiência local, o congresso também serve para que o vereador conheça alternativas e possibilidades que estão sendo realizadas em outras partes do país em relação a agroecologia e a agricultura orgânica e seguir na luta contra os agrotóxicos em Cascavel e região. “A ideia é apresentar e compartilhar experiências”, afirma Porto que participa da uma mesa de debates na tarde de hoje (05/11) como debatedor.

Mais de 3 mil participantes são esperados no congresso, representantes de agricultores, quilombolas, indígenas e marisqueiros.

Assessoria de Imprensa/ Paulo Porto

Paulo Porto representa Cascavel em Congresso Brasileiro de AgroecologiaAssessoria Paulo Porto