Hoje é 26 de novembro de 2020

Presidência da Câmara e Escola do Legislativo preparam Parlamento Universitário

Terça, 12 Novembro 2019 18:28

O presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSL), se reuniu nesta terça-feira (12) com a coordenadora da Escola do Legislativo, Adriana Amaral Flores Salles e seu chefe de gabinete, Anderson Carvalho, para debater a organização do projeto Parlamento Universitário, que deve iniciar em 2020.

O Parlamento Universitário é uma proposta que tem a intenção de trazer jovens universitários para o processo de decisão política do Legislativo: seu funcionamento, suas regras, sua relevância e principalmente, sua importância enquanto instância de representação direta dos cidadãos. A partir da parceria da Câmara de Cascavel com as instituições de ensino superior, públicas e particulares de Cascavel, serão selecionados estudantes para participar do projeto de acordo com uma regra de representação proporcional dos inscritos de cada instituição. Após a etapa de inscrição, os jovens serão selecionados pela sua universidade e participarão de um treinamento no Legislativo como pré-requisito para garantir assento no Parlamento.

Conforme explica Adriana Salles, os estudantes apresentarão proposições, de acordo com as regras válidas para os atuais vereadores, e estas serão avaliadas pelos nossos vereadores e poderão ser apresentadas por eles em plenário. O cronograma e o formulário de inscrição serão disponibilizados nas próximas semanas.

Para o presidente da Câmara, “a experiência coloca os jovens diante da questão: o que você faria se fosse um representante da população? Quais são as suas ideias e como colocá-las em prática? ”. Assim como na Câmara Jovem, projeto que o Legislativo cascavelense mantém há mais de 10 anos, a criação de novos espaços de formação política ajuda a melhorar a compreensão da nova geração sobre o Estado, a democracia e formas efetivas de mudança social.

Presidência da Câmara e Escola do Legislativo preparam Parlamento UniversitárioFlávio Ulsenheimer/ Assessoria CMC