Hoje é 11 de abril de 2021

Projeto de Mazutti amplia teste do pezinho para detectar até 53 doenças no bebê

Segunda, 01 Fevereiro 2021 18:24

Um projeto de lei do vereador Mazutti (PSC) pode modificar o teste do pezinho realizado pela rede pública municipal em Cascavel, que atualmente detecta até 6 doenças congênitas no recém-nascido. Se aprovada a proposição, o município poderá se igualar à rede particular e fazer um teste ampliado, capaz de apontar a ocorrência de até 53 doenças.

“Acredito que a adoção desse tipo de triagem ampliada pode representar um salto de qualidade para a saúde pública, pois a detecção imediata de mais enfermidades ou malformações permitirá um tratamento precoce, o que resulta em melhor atendimento e redução de custos com tratamentos mais complexos no futuro”, explica o vereador. Logo após a leitura em Plenário, o projeto de lei será encaminhado aos pareceres das comissões, antes de entrar em pauta de votação.

Medida proposta por Mazutti implanta a versão ampliada do teste do pezinho, hoje existente só na rede privadaMedida proposta por Mazutti implanta a versão ampliada do teste do pezinho, hoje existente só na rede privadaAssessoria do Vereador Mazutti/CMC