Vereadora e gerente de Comunicação recebem prêmio por luta contra racismo

A vereadora Professora Beth Leal (Republicanos) e a gerente de Comunicação do Legislativo, Waldirene Barbosa, receberam na última sexta-feira (26) a comenda “Raimundo Sousa Dantas”. Concedida a personalidades que contribuem no combate ao racismo e na defesa da capoeira, a premiação foi entregue numa cerimônia que começou às 19h no auditório do Ministério Público do Paraná, em Curitiba.

A comenda foi oferecida pela Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB), Federação de Capoeira do Paraná (Feparca) e pelo Instituto Afro Indígena. O documento com a concessão da honraria foi assinado por Friedmann Anderson Wendpap, juiz da 1ª Vara Federal de Curitiba.

Quem foi Raimundo de Sousa Dantas

Sergipano de Estância, o homem que dá nome à comenda foi o primeiro diplomata negro do Brasil. Nascido em 1923, foi nomeado pelo presidente Jânio Quadros em 1961 para a embaixada do Brasil em Gana. Posteriormente, ele também exerceu o cargo diplomático na Argentina. Mesmo tendo aprendido a ler e escrever tarde, acabou se tornando escritor, influenciado por clássicos como Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Érico Veríssimo. Morreu aos 79 anos em 2002.