Câmara Mirim

A criação do programa Câmara Mirim, aprovada em Plenário no mês de abril de 2023, se encaixa na diretriz da Câmara Municipal de “fomentar a educação para a democracia”, buscando “possibilitar a vivência do processo democrático e da atividade parlamentar”, de acordo com o texto da Resolução nº 34/2023, proposta pela Mesa Diretora.

A ideia principal é possibilitar que as crianças vivenciem o trabalho dos vereadores, participem de atividades voltadas à educação para a cidadania, aprendam na prática conceitos estudados na escola e, assim, fortaleçam sua formação como integrantes da comunidade. Além disso, o programa Câmara Mirim incorporou a experiência adquirida com as visitas de centenas de escolas públicas e privadas à Câmara, adaptando didaticamente as explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

Podem participar do processo de escolha dos vereadores mirins crianças matriculadas do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Cascavel, com idade mínima de oito e máxima de onze anos. O número de vereadores mirins é igual ao de vereadores adultos eleitos (atualmente são 21). A escolha é feita mediante um concurso de desenhos.

O mandato se inicia com a posse dos vereadores mirins e se encerra no mês de novembro do mesmo ano. São realizadas sessões mensais, com acompanhamento didático e atividades relacionadas aos os objetivos do programa. Os vereadores mirins elegem entre si sua Mesa Diretora, composta de presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º e 2º secretários. 

A coordenação, planejamento e execução do programa Câmara Mirim é de responsabilidade da Câmara Jovem, em parceria com a Escola do Legislativo, Diretoria Legislativa e unidades escolares participantes.

Notícias Vinculadas