Começa nas escolas o processo de escolha da primeira turma da Câmara Mirim

A primeira turma da recém criada Câmara Mirim vai tomar posse no dia 2 de agosto e o processo de escolha começa já na segunda-feira, 5 de junho. A Câmara Municipal de Cascavel lança nessa data um edital de inscrição para crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada. A seleção será feita a partir de um concurso de desenhos.

Conforme explica Jonatas Barreto, coordenador da Comissão Executiva do programa Câmara Mirim, as atividades dessa primeira turma acontecerão uma vez por mês a partir da posse e durarão cinco meses. “O objetivo da Câmara Mirim é aproximar os estudantes do Poder Legislativo Municipal, oportunizando que as crianças vivenciem o trabalho dos vereadores, participem de atividades voltadas à educação para cidadania, aprendam na prática conceitos estudados na escola e consequentemente contribuindo para sua formação como integrante da comunidade”, disse ele.

Na última segunda-feira (29), aconteceu a primeira reunião da Comissão Executiva do programa, já comandada por Jonatas, que também é coordenador do programa Câmara Jovem, dirigido a adolescentes do último ano do Fundamental e todo o Ensino Médio. A comissão inclui, além dele, a coordenadora da Escola do Legislativo Francielle Gonçalves, a gerente do Departamento de Comunicação Social e Cerimonial Wal Barbosa, a servidora efetiva Janaiara Pompeu e a assessora de gabinete Nathalie dos Santos.

Um dos propósitos da Câmara Mirim é absorver a experiência acumulada de receber turmas do Fundamental de diversas escolas da cidade em visitas à Câmara, aproximando mais as instituições de ensino, adaptando didaticamente as explicações sobre o Poder Legislativo e contribuindo de forma mais efetiva com as escolas. Os valores da Câmara Mirim, segundo o coordenador Jonatas Barreto, são o incentivo à democracia, a amizade cívica e a participação popular.

A programação dos cinco encontros da Câmara Mirim é a seguinte:

1° Encontro

02 de Agosto de 2023

1.1 - Posse dos Vereadores Mirins;

1.2 - Escolha da Mesa Diretora;

2º Encontro

16 de agosto de 2023

2.1 - Conhecendo a Constituição Federal;

2.2 - Conceito de cidadania, direitos e deveres;

2.3 – A organização das Políticas Públicas;

• Material de apoio: Constituição em miúdos: cartilha de atividades. -- 3. ed. -- Brasília: Senado Federal, 2022. 48 p.

3º Encontro

13 de setembro de 2023

3.1 - Conhecendo os três poderes: Poder legislativo, Poder executivo e Poder Judiciário.

3.2 – Vídeo Institucional: Conhecendo a Câmara Municipal de Vereadores e Eleição para crianças;

4º Encontro

09 de outubro de 2023

4.1 - Elaboração de redações:

• Tema: O que apreendi no Programa Câmara Mirim e como vejo minha cidade?
  • Tema: Como eu quero minha cidade no futuro?

4.2 - Atividade Lúdica em comemoração ao dia das Crianças;

5º Encontro

08 de novembro de 2023

5.1 - Sessão solene de encerramento, apresentação das atividades.