Professora Beth Leal representa Cascavel em evento sobre trabalho em Curitiba

A vereadora cascavelense Professora Beth Leal (Republicanos) participou de sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Paraná em 2 de maio representando a Câmara no evento que homenageou trabalhadores e líderes através do Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná, celebrou o Dia Internacional do Trabalho e a relevância da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção de condições de trabalho justas.

Beth Leal, que é mestre, doutora e pós-doutora em direito do trabalho, dedicou sua vida a essa área e hoje realiza ações específicas junto às empresas e aos trabalhadores contra o assédio moral e sexual. Ela ressaltou que tais comportamentos prejudicam as relações trabalhistas e devem ser combatidos de forma contundente nos locais de trabalho. Encorajou especialmente as mulheres a denunciarem qualquer tipo de assédio, enfatizando que essa é a melhor ferramenta contra essas práticas. Beth Leal também destacou os esforços de Cascavel no combate a todas as formas de assédio.

O Dia do Trabalho é celebrado em vários países do mundo em 1º de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países. Um passo marcante em direção as melhorias reivindicadas pelos trabalhadores foram dadas justamente no dia 1º de maio de 1940, quando o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país. No mesmo dia, só que um ano depois (em 1941), foi criada a Justiça do Trabalho. Em 1º de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A CLT de Vargas, que acaba de completar 81 anos, compilou os primeiros direitos trabalhistas e também criou outras garantias. Já a Lei federal nº 662/1949 estabelece o dia 1º de maio como feriado nacional, assegurando que os trabalhadores tenham um dia dedicado a eles e às suas lutas.

A iniciativa para as comemorações do Dia Internacional do Trabalho partiu dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Ney Leprevost (União) em colaboração com a Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e a Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB). A mesa de honra contou com a presença de Alberto Emiliano de Oliveira Neto, procurador-chefe do MPT-PR; o professor doutor Ricardo Aparecido Campos, vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Janaína Elias Chiaradia, mestre em direito, advogada, professora e escritora, membro do Tribunal de Disciplina e Ética da OAB do Paraná; Paulo Salesbram, vice-presidente da Fecomércio; Walter Cézar dos Santos, presidente da Fotrapar e da CFTB e Rodrigo Reis, vereador de Curitiba (PL).

Assessoria de Imprensa/CMC, com informações da Assembleia Legislativa do Paraná