Câmara Mirim encerra atividades com participação extraordinária de estudantes

As atividades da primeira edição do Programa Câmara Mirim foram finalizadas na última quarta-feira (09), em uma sessão solene com os 21 vereadores mirins que exerceram seu mandato em 2023 e ficarão para a história por seu comprometimento e senso de coletividade.

“Gosto de dizer que Cascavel não possui apenas 21 vereadores eleitos, mas sim 63 representantes do povo, que são os vereadores mirins e os vereadores jovens”, destacou o presidente Alécio Espínola. Estiveram presentes na sessão também os vereadores Melo do Pastel e Soldado Jeferson.

Para o coordenador do programa, Jonatas Barreto, “a primeira edição foi um sucesso tanto pela participação maciça das escolas municipais e das escolas particulares quanto pela frequência as crianças que foram assíduas e compartilharam muito em todas as etapas”. Para ele, o resultado do trabalho pode ser visto não apenas no crescimento individual de cada criança, mas em como se envolveram com o coletivo e representaram suas escolas, suas famílias e seus bairros. A comissão responsável pelo Programa inclui, além de Jonatas, a coordenadora da Escola do Legislativo Francielle Gonçalves, a gerente do Departamento de Comunicação Social, Wal Barbosa, a servidora efetiva Janaiara Pompeu e a assessora de gabinete Nathalie dos Santos.

Miguel Lovera, da Escola Gladis Tibola, em seu discurso, destacou: “uma das coisas mais importantes desse projeto para mim durante esta jornada, foi entender o funcionamento deste poder que tem uma função vital para nossa democracia. Além disso, ao pesquisar sobre nossa cidade, abri meus horizontes e aprendi muito mais sobre o lugar onde vivo e que é meu lar”.

Enzo Bonfim, do CETEA, fez uma fala emocionante. “Fui vereador mirim e sou autista. Hoje estou aqui por todos nós, pelos meus colegas que não conseguem falar ou ficar parados no mesmo lugar. Esta causa estará sempre na minha vida”. Para ele, “a inclusão deve acontecer de forma especial em espaços como este e não só com homenagens e palavras bonitas, mas com acesso a saúde, atendimento especializado e fortalecimento do CETEA e de todas as escolas da cidade. Espero que essa uma causa de todos!”.

Marina Ribeiro Ciliato, do 4ª° ano do Colégio Adventista, agradeceu a oportunidade de conhecer a Casa de Leis e pediu que os vereadores e vereadoras sempre tratem as crianças e adultos como prioridade. Sophia Chavaren Nunes, do Colégio FAG, disse que gostaria de ter mais encontros porque as dinâmicas e aprendizados foram muito empolgantes.

Joaquim Amaral Reis, da Escola Conceito Criativo, agradeceu aos pais por se empenharem em ajudá-lo a honrar todos os compromissos com a Câmara Mirim e “à Câmara de Cascavel e seus funcionários que durante este tempo ensinaram responsabilidade, tomada de decisão e como agir com respeito às opiniões diferentes das nossas”.

O programa da Câmara Mirim tem como intuito aproximar a comunidade do Poder Legislativo, permitir que as crianças vivenciem de perto o trabalho dos vereadores e principalmente, se tornem cidadãos atuantes na comunidade.

Em 2023, os vereadores e vereadoras mirins foram: Enzo Gabriel Bonfim (Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista- CETEA Juditha Paludo Zanuzzo), Rafaela Trevisan Bueno,  Marina Ribeiro Ciliato e Alice Nabar da Silva (Colégio Adventista de Cascavel), Heloísa Stein Monteiro, Yumi Doll Hojo, Manuella Tozo Vieira, Kauane França Piaia e Sophia Chavaren Nunes (Colégio FAG), Vinícius Barcella, (Colégio Marista de Cascavel), Joaquim Amaral Reis, (Escola Conceito Criativo), Helena Polga Pires (Escola Conceito Criativo), Thalia Dariane Alves Souza e Leticia dos Santos Pereira, (Escola Municipal Atílio Destro), Sofia Meurer Ribeiro (Escola Municipal do Campo São Francisco de Assis), Nicholas Welter Cerqueira (Escola Municipal Hércoles Bosquirolli), Isabella Nunes Marinho (Escola Municipal Inglacir Lourdes Farina), João Henrique da Cruz (Escola Municipal Ita Sampaio), Kevin Ferreira Felipak (Escola Municipal Professora Arminda Tereza Villvvock), Miguel Soares Lovera (Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola) e Vitor Lorenzo de Carvalho (Escola Municipal Teotônio Vilela).