Adelar Valdameri, da Ong Amigos dos Rios, agora é cidadão honorário de Cascavel

Com muita emoção e com a presença de muitos amigos, colegas e familiares, a Câmara de Cascavel entregou nesta terça-feira (17), o título de Cidadão Honorário de Cascavel para Adelar Valdameri, professor efetivo da rede municipal de Cascavel desde 1992 e fundador da Associação Amigo dos Rios. A homenagem foi proposta pela vereadora Professora Beth Leal (Republicanos) e pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola/PSC.

“Plantar uma árvore é um gesto que fazemos por todos, mesmo por aqueles que não se importam ou por aqueles que nos odeiam. Plantar é uma aposta no bem-estar coletivo e no bem da comunidade”, disse Adelar em seu discurso.

Nascido no dia 04 de setembro de 1968, o homenageado é natural de Santa Izabel do Oeste/Paraná. Filho de Irani Valdameri e de Terezinha Santos Matos Valdameri, possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste Paulista (1999), mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Em 1992 assumiu como professor efetivo da rede municipal de Cascavel, vínculo que mantém até hoje. Em 2004, atuou na Faculdade Dom Bosco de Ubiratã, onde foi diretor de junho de 2005 a julho de 2007. Na rede municipal atuou como Coordenador Pedagógico, Professor, Diretor e Gerente de Divisão de Projetos.

Além da vida dedicada à educação, Adelar é rotariano e sempre atuou em prol do Meio Ambiente e da Educação Ambiental. Foi fundador da Associação Amigos dos Rios, que tem por objetivo o desenvolvimento socioambiental de forma ecologicamente equilibrada. Também fundou o GAR - Grupo Amigos dos Rios, que realiza projetos de recuperação de nascentes, rios, matas ciliares e é responsável pela idealização e execução dos projetos ‘Jardim das Homenagens’ e ‘Cidades dos Rios Floridos’. Adelar também defendeu a construção do Parque Linear Sanga Funda.

“A defesa do meio ambiente é um trabalho desafiador já que se enfrentam diariamente inúmeras dificuldades, principalmente a restrição de recursos humanos e financeiros”, destacou Beth Leal. “A dedicação de tempo e esforço que Adelar demonstra em sua defesa dos rios e de todos os recursos naturais do município é um propósito de vida, que merece ser divulgado e valorizado”.

O presidente da Câmara salientou a importância de que o Legislativo reconheça e valorize o trabalho de pessoas como Adelar Valdameri, que faz um ‘trabalho de formiguinha’ para garantir o desenvolvimento sustentável da nossa região. “O mundo precisa de mais pessoas como Adelar”, concluiu o presidente.

Conheça mais sobre a ONG Amigos dos Rios: