Antigo prédio de escola pode ser destinado a mulheres com dependência química

Se depender do esforço dos vereadores Professora Beth Leal (Republicanos) e Professor Santello (PRD), Cascavel poderá dispor de uma unidade dedicada ao tratamento de mulheres com dependência química. Os parlamentares entregaram nesta sexta-feira (08) um pedido ao prefeito Leonaldo Paranhos (Podemos) para que o imóvel onde funcionava a Escola Municipal Professora Kelly Cristina Correa Trukane, no Morumbi, possa ser destinado para esse fim.

Os vereadores entendem que o uso da estrutura da antiga escola para abrigar mulheres em tratamento contra as drogas poderá preencher uma lacuna no sistema de saúde do município. Segundo eles, a unidade fornecerá um ambiente dedicado à recuperação e ao apoio.

“Mulheres em tratamento contra drogas podem enfrentar desafios diferentes, como um histórico de trauma, abuso sexual ou violência doméstica. Por isso, é importante proporcionar um ambiente separado dos homens, acolhedor, seguro e livre de estigma, onde as mulheres se sintam confortáveis e apoiadas em sua jornada de recuperação”, defende a Professora Beth Leal.

“A dependência química, seja de drogas ou álcool, se torna uma verdadeira obsessão para as pessoas afetadas, destruindo suas vidas, fazendo com que tudo gire em torno do consumo dessas substâncias. Gradualmente, isso leva ao descuido das responsabilidades familiares, sociais e profissionais”, acrescenta o Professor Santello.