Aprovado projeto do Policial Madril que cria data para valorizar a cultura urbana

Foi aprovado por unanimidade em sessão desta segunda-feira (19), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 4/2023, do vereador Policial Madril (Podemos), que institui no calendário oficial de eventos o “Dia Municipal da Cultura Urbana”. A matéria retorna para segunda e última votação na terça (20).

O objetivo da data, que será comemorada todos os anos no dia 8 de novembro, é valorizar a cultura urbana e suas atividades, “incentivando seu potencial cultural alternativo, promover capacitações e integração com a população e a juventude”, de acordo com o texto aprovado. Entre as programações, a Prefeitura e as entidades representativas poderão realizar rodas culturais, batalhas de rimas e outras manifestações artísticas urbanas.

O autor da proposição destaca o poder de conscientização das camadas desprivilegiadas da população em eventos como esse. “A cultura urbana é praticada por milhares de jovens em todo o território nacional, e se desenvolvem principalmente nas periferias das cidades das regiões metropolitanas do país, como movimento social, político e cultural”, afirmou o Policial Madril.

Entre as manifestações culturais e artísticas abrangidas pelo conceito de cultura urbana, segundo o vereador, estão o break, grafite, rap, MC, batalha de rima, Slam, DJ, skate, basquete de rua, beatbox, pinturas, esculturas, audiovisual, literatura, estátuas vivas e apresentações teatrais, musicais ou circenses, entre outras. Madril citou a Central Única das Favelas (Cufa) como exemplo de entidade que já realiza há tempos trabalhos ligados à cultura urbana e ressocialização de jovens.