Aprovado projeto que garante a doadores de sangue atendimento prioritário nas filas

Em breve, os doadores de sangue poderão ser incluídos no atendimento em filas prioritárias nos estabelecimentos comerciais, de serviço e bancários. É o que prevê o Projeto de Lei nº 94/2023, do vereador Tiago Almeida (União Brasil), aprovado em primeiro turno na sessão desta segunda-feira (05).

O benefício se refere apenas ao atendimento nos caixas preferenciais existentes nos estabelecimentos e não inclui direito a assento preferencial. Mesmo podendo usar a fila preferencial, o doador deve respeitar a prioridade aos idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo, autistas e pessoas com deficiência.

Para fazer jus, a pessoa deve apresentar comprovante de doação de sangue, válido por 120 dias. Os estabelecimentos deverão afixar em local visível o texto completo da lei. Para que passe a vigorar, o projeto deve ainda passar pela segunda votação nesta terça (06) e posterior sanção do prefeito.