Câmara apela ao Ministro da Educação pela inclusão da LIBRAS no Currículo Escolar

A Câmara Municipal de Cascavel aprovou nesta terça-feira (09) a Moção de Apelo ao Ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, destacando a importância da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina obrigatória no currículo do ensino fundamental e médio. A medida visa garantir a acessibilidade e a inclusão de estudantes surdos na educação, possibilitando uma formação mais igualitária e inclusiva para todos.

Segundo o vereador Melo do Pastel (PL), a inclusão da LIBRAS no currículo escolar não apenas beneficia os estudantes surdos, ao permitir uma participação mais efetiva na sociedade, mas também promove a sensibilização e a conscientização sobre a diversidade linguística e cultural do país. A medida é vista como um passo crucial para combater a exclusão e promover a igualdade de oportunidades no ambiente educacional.

A iniciativa da Câmara de Cascavel reflete um movimento nacional em prol da inclusão e acessibilidade, destacando a importância de políticas públicas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência. Espera-se que o Ministério da Educação reconheça a relevância dessa demanda e adote medidas efetivas para garantir a implementação da LIBRAS como disciplina obrigatória, fortalecendo assim os princípios de uma educação inclusiva e acessível para todos os brasileiros.