Câmara encaminha demandas por mais direitos para pessoas autistas

Em Cascavel, a luta das famílias e das pessoas autistas por mais respeito, direitos e políticas públicas inclusivas é um exemplo de como comunidade e Poder Público podem trabalhar juntos. Mais um passo foi dado nesta terça-feira (30) com a aprovação de três requerimentos que serão encaminhados às autoridades estaduais e federais e são resultado da audiência pública realizada em abril.

Os vereadores Alécio Espínola (PSC), Cidão da Telepar (PSB), Dr. Lauri (PROS), Edson Souza (MDB), Professora Beth Leal (Republicanos), Professora Liliam (PT), Serginho Ribeiro (PDT) e Tiago Almeida (União Brasil) pedem ao Congresso e Senado Federal, pelo REQUERIMENTO 145/2023, que envidem os esforços necessários por meio de projeto de lei que adeque os símbolos das vagas de estacionamento com a nomenclatura correta das vagas de pessoas com deficiência e com o símbolo do transtorno do Espectro Autista (TEA).

O símbolo da pessoa com deficiência é reconhecido internacionalmente e tem a função de indicar que a vaga é destinada a pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou motora, necessitando de um espaço adequado para estacionar e ter acesso aos serviços e estabelecimentos. Já o símbolo da Pessoa com TEA, que é relativamente novo, indica que a vaga é destinada a pessoas que possuem o transtorno e que necessitam de uma vaga mais próxima do local de destino para facilitar a entrada e saída do veículo, além de reduzir os estímulos sensoriais.

Através do REQUERIMENTO 146/2023, os parlamentares solicitam à Secretaria Estadual de Saúde o aumento de disponibilidade, vagas para consultas e terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) . O TEA é uma condição que afeta a comunicação, o comportamento e as habilidades sociais, e o tratamento adequado envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir psicólogos, fonoaudiálogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área de saúde. No entanto, o acesso a esses serviços muitas vezes é limitado, especialmente para famílias que moram em regiões afastadas ou que não têm recursos financeiros para pagar por serviços particulares. Isso pode levar a atrasos no diagnóstico e no tratamento, o que pode afetar negativamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

Outro pedido, encaminhado pelo REQUERIMENTO 147/2023, pede ao Governo do Estado do Paraná que realize parceria com o Município de Cascavel a fim de que a Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista - CETEA possa receber alunos do nível estadual.

Os vereadores e vereadoras destacaram a importante contribuição feita pela Associação de Mães de Autistas de Cascavel (AMAC) e o Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de Autistas (CAUT) para que as reivindicações das pessoas com deficiência, em especial, das pessoas autistas, estejam no debate público e façam parte da pauta dos mandatos dos representantes cascavelenses.