Campanha incentiva destinação de IR para fundos de proteção à criança, adolescente e idoso

O presidente da Câmara, Alécio Espínola, o vereador Contador Mazutti, o Sincovel e demais entidades parceiras promoveram nesta quarta-feira (13) uma reunião para debater a campanha da destinação do imposto de renda para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) e Fundo do Idoso.

Intitulada de ‘Tributo à cidadania’, a campanha tem por objetivo conscientizar o contribuinte de Cascavel que apresenta a declaração de imposto de renda pelo modelo completo, para destinar parte do seu imposto de renda devido, seja a pagar ou a restituir, para os dois fundos: FIA e IDOSO, que são administrados pelos Conselhos Municipais da Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, e também o do Idoso – FMDI.

“Entre os dias 15 de março e 31 de maio o contribuinte poderá destinar até 3% do imposto devido para cada fundo municipal, totalizando 6%”, explica Mazutti. Desde o ano passado o contribuinte poderá escolher para qual projeto destinar os recursos de parte do seu imposto de renda, acessando o site www.assistirvidas.com.br, que lista projetos de entidades de assistência social de Cascavel cadastradas nos conselhos municipais. “O site é fácil de utilizar e possui um menu com todas as orientações necessárias, agilizando o procedimento da destinação do recurso”, esclarece William Fischer, presidente do Sincovel.

Além do presidente da Câmara, Alécio Espínola, do vereador Contador Mazutti e do presidente do Sincovel, Willian Fischer, participaram da reunião o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, representando a OAB/Cascavel, Vitor Henrique da Veiga Silva, o delegado do Conselho Regional de Contabilidade Paraná, Jeferson Bolfin, o delegado adjunto da Receita Federal, Antônio Carlos de Almeida, o diretor do Cescap/Paraná (Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Juarez Pain, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Guiomar Aparecida Padilha e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanderlei da Silva.

Também acompanharam o debate o diretor do Sincovel, Rafael De Lorenzo e a Vice-Presidente do Sincovel, Ionara de Bortoli, representantes das entidades: Associação Ginástica Rítmica Esportiva Cultural Cascavel, Instituto Gerar, Instituto Stein, Uopeccan, Marista Escola Social Cascavel e APAE e representantes dos escritórios de contabilidade Vanin Contadores, Fernandes Contabilidade e Tropical Contabilidade, além do Instituto Décio Mertz, AMIC, ACIC e Gro Soluções.