Cascavel terá a primeira audiência pública com políticas para a população LGBTI+

A Câmara Municipal promove na próxima quarta-feira (14) às 19h uma audiência com o tema “Políticas Públicas para a população LGBTI+ de Cascavel”. O encontro é uma iniciativa da vereadora Professora Liliam (PT), Professora Beth Leal (Republicanos), Professor Santello (PTB), Serginho Ribeiro (PDT), Dr. Lauri (PROS), Valdecir Alcantara (Patriota), Policial Madril (PSC) e Edson Souza (MDB), conforme o Requerimento nº 148/2023, aprovado por unanimidade em 30 de maio.

Trata-se da primeira audiência pública da história da Câmara de Cascavel que pauta a população LGBTI+ e propõe um espaço coletivo sério e livre de preconceitos para conhecer as demandas destes grupos. "A ideia é que a partir de cada realidade, de cada vivência, possamos pensar em instrumentos e ferramentas de organização que nos ajudem no monitoramento, acolhida e combate a todo tipo de violência contra a população LGBTI+ de Cascavel, seja ela, psicológica, patrimonial, física, entre outras", afirma a vereadora Professora Liliam.

A LGBTfobia vem avançando no Brasil. Somente em 2021 foram registradas pelo menos 316 mortes violentas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo (LGBTI+). Esse número representa um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior, quando aconteceram 237 mortes. Os dados constam no Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil. Entre os crimes ocorridos, 262 foram de homicídios (o que corresponde a 82,91% dos casos), 26 de suicídios (8,23%), 23 latrocínios (7,28%) e cinco mortes por outras causas (1,58%).

Segundo dados divulgados pelo Programa Atena, realizado pela Aliança Nacional LGBTI+, o Paraná ocupa a 18ª posição no ranking nacional de políticas públicas de promoção da cidadania para a comunidade LGBTI+. O mapeamento foi realizado nas 27 unidades da federação e suas capitais, levando em consideração os seguintes pontos: tripé da cidadania LGBTI+ (órgão Gestor, conselho e plano LGBTI+), justiça e cidadania, setoriais e respostas às solicitações. Para cada um destes pontos é atribuída uma pontuação (de 1 a 5) de acordo com a estrutura que o estado oferece.

Além dos parlamentares da Casa de Leis, foram convidadas as seguintes autoridades e entidades: Prefeito Municipal, Secretaria de Comunicação (SECOM), Secretaria de Cultura (SECULT), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Secretaria de Educação (SEMED), Secretaria de Saúde (SESAU), Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas (SESD), Secretaria de Assistência Social (SEASO), Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias (CEDIP), Hospital Universitário do Oeste do Paraná, Defensoria Pública, Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Cascavel, Grupo de Estudos Sobre Educação e Sexualidade (GEPEX) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro Regional de Direitos Humanos (CRDH), ONG Acolher, Coletivo Guizo e Agência do Trabalhador.

Assessoria da Vereadora Professora Liliam (CMC)