Cascavel terá campanha para incentivar mulheres à participação na política eleitoral

Proposta pelas duas vereadoras cascavelenses, Professora Beth Leal (Republicanos) e Professora Liliam (PT), a Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral passará a ser realizada a partir de 2024, no mês de março. É delas o Projeto de Lei nº 126/2023, aprovado em segunda votação na sessão desta terça-feira (12).

Pela proposta, essa semana será incluída no Calendário Oficial de Eventos, logo antes das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A finalidade, segundo o texto legal aprovado, é “a promoção de atividades educativas e informativas, bem como o estimulo à ampliação da participação ativa das mulheres na esfera política e eleitoral”.

A nova lei a ser sancionada pelo prefeito autoriza o Município a realizar campanhas informativas, pesquisas e outras iniciativas destinadas a ampliar a participação das mulheres no processo eleitoral, inclusive buscando parcerias com entidades, associações e grupos sociais. As duas vereadoras afirmam, na justificativa do projeto, esperarem que as mulheres de Cascavel se sintam motivadas e confiantes ao lidar com o ambiente formal e informal que caracteriza o processo eleitoral.

“Estamos convencidas de que é fundamental adotar abordagens inovadoras para atrair mulheres para carreiras políticas em nosso município. As mulheres de Cascavel já se destacam em diversas áreas, seja na educação, nas carreiras profissionais ou nos estudos acadêmicos, e estão plenamente preparadas para ocupar cargos de representação política com competência e visão”, afirmou a Professora Beth Leal.

“A presença ativa das mulheres nos espaços de poder político local, propondo iniciativas legislativas, inovando na interpretação das leis existentes e elaborando novas normas que reflitam as perspectivas femininas sobre os assuntos contemporâneos que nos afetam, é essencial e deve ser incentivada, divulgada e fortalecida. A participação de mulheres em cargos públicos, como prefeitas e vereadoras, enriquece e aprimora a democracia local”, acrescentou a Professora Liliam.