Comissão de Meio Ambiente vistoria denúncias em área de preservação no Arroio Juvenal

Os vereadores membros da Comissão Permanente do Meio Ambiente, Professora Beth Leal (Republicanos) e Professor Santello (PTB), estiveram na manhã de quarta-feira (05) fazendo vistoria nas margens do Arroio Juvenal ( bairros Guarujá e XIV de Novembro) para acompanharem possíveis irregularidades ambientais. A pedido dos legisladores, também estiveram presentes moradores da região, o secretário de Meio Ambiente Nei Haveroth e o diretor de conservação ambiental Ailton Lima.

A iniciativa se deu após os vereadores receberem denúncias referentes à conservação e possíveis depósitos de lixo e despejo de esgoto no local, o que poderia estar causando a destruição da mata ciliar e das nascentes.

“Na área de preservação permanente foi encontrada uma situação de mata ciliar roçada, o que é proibido, e também plantação de cana-de-açúcar, entre outras situações irregulares. Nos locais encontramos restos de móveis, lixo, entulhos que poluem e contaminam os rios. Estamos na função de fiscalizar e fazer com que sejam tomadas atitudes mais enérgicas em relação à poluição de nosso meio ambiente”, ressaltou o Professor Santello.

“A recomposição da mata ciliar é uma medida importante para garantir a estabilidade do solo, a manutenção da qualidade da água e a proteção da fauna e flora. sendo fundamental para a preservação do meio ambiente. Com isso, faremos em conjunto com o Poder Público a recuperação da área com plantio de árvores para garantir os trinta metros de preservação”, afirmou a presidente da comissão, Professora Beth Leal.

Para os vereadores e para a Prefeitura, a conscientização da população sobre a importância de cuidar do meio ambiente é essencial para a preservação dos recursos naturais. Sendo assim, é de grande importância a participação da comunidade para cuidar, acompanhar e denunciar os responsáveis. “Vamos programar uma ação de reflorestamento para recomposição, com a criação de um bosque para integrar a comunidade à área de preservação”, garantiu o secretário Nei Haveroth.

Ele ainda reforçou que “o poder público oferece diversos serviços para reduzir esses descartes irregulares, como coleta seletiva, coleta domiciliar e coleta de volumosos. Basta que o cidadão faça a sua parte separando seu resíduo e acondicionando corretamente o lixo para que haja a destinação correta”.

Denuncie

As denúncias sobre infrações ambientais devem ser feitas às autoridades competentes, como a Guarda Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente. É importante que a população se sinta encorajada a denunciar casos flagrantes para que as medidas necessárias possam ser tomadas imediatamente.

As denúncias podem ser feitas pelo 156 e, quando seja um caso de flagrante (que o fato esteja acontecendo naquele momento), é importante ligar no 153, da Guarda Municipal, onde existe a Patrulha Ambiental que trabalha em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, para imediatamente serem identificados os responsáveis e as medidas necessárias serem encaminhadas.

A Comissão Permanente de Meio Ambiente é formada pelos vereadores Professora Beth Leal (Republicanos), Professor Santello (PTB) e Soldado Jeferson (PV)

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC