Conferência Estadual discute emprego, trabalho e renda na cidade e na região

O Plenário da Câmara Municipal sediou, na manhã desta quinta-feira (08), a etapa regional da Conferência Trabalhista, Sindical e Social do Trabalho. Organizada pela vereadora licenciada Professora Beth Leal (Republicanos), a conferência é promovida pela Coordenação Trabalhista e Sindical subordinada ao secretário do Estado do Trabalho, Mauro Moraes, e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. O evento foi presidido pelo coordenador Trabalhista e Sindical, Walter Cezar.

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além da vereadora e do coordenador da Conferência, as seguintes autoridades: Hudson Moreschi, secretário de Assistência Social, Érica Mocker, presidente da Comissão de Trabalho da OAB Cascavel, Marlene Crivelari, coordenadora da Agência do Trabalhador, Dianis Cavalari, presidente do Sintraplástico (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Materiais Plásticos Químicos e Farmacêuticos), Angela Meireles, presidente do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana), Rosemary Ferreira, do Sindesauvel (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Cascavel), Elton Munchen, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Leal Americano, presidente do Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel), Nelson Rodrigues dos Santos, presidente do Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas e de Assistência Social e de Orientação e Formação Profissional), Marcos Bertoli, do Conselho Regional de Administração, Cledison Rocha, presidente do Sechosvel (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro), Agnaldo Mantovani, diretor do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil).

Beth Leal agradeceu ainda a presença de representantes de outras entidades, como CIEE PR, Procon, Gerar, Univel, Unipar, Senac, Senai, Reassentamento São Francisco, empresários, profissionais de várias categorias e assessores dos gabinetes dos vereadores Carlos Xavier (Republicanos), Josué de Souza (MDB), Contador Mazutti (Podemos), Cidão da Telepar (PSB), Soldado Jeferson (PV).

A vereadora, que é bacharel em Direito e tem mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, reconheceu a relevância de ajudar a promover na Câmara este espaço de troca de ideias e experiências entre os diferentes segmentos envolvidos no campo do trabalho. “Cascavel é uma das cidades incluídas nesse ciclo de Conferências e a importância é discutir as questões relacionadas ao mundo do trabalho, a geração de novas vagas de emprego, a criação de políticas voltadas ao trabalho e ouvir as entidades, tanto de trabalhadores, como de empresas, poder público e organizações da sociedade civil”, explicou a Professora Beth Leal.

O Paraná fechou o ano de 2023 com a abertura de 87.599 novas vagas de empregos formais, resultado que consolida o Estado como o maior empregador da região Sul e o quarto maior do País. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.