Notícias

Cooperativa Agrícola dos Assentamentos recebe título de utilidade pública

A Câmara aprovou nesta terça-feira (03) o Projeto de Lei nº 80 de 2023, apresentado pela vereadora Professora Liliam/PT, que declara de utilidade pública a Associação de Cooperação Agrícola dos Assentamentos da Reforma Agrária do Oeste do Paraná (ACARP-OESTE).

A Associação fundada em janeiro de 2007 não tem fins lucrativos, está localizada no bairro Santa Cruz e que tem como finalidade estimular a cooperação, o associativismo agrícola e o desenvolvimento econômico das famílias associadas na Região Oeste do Paraná.

A ACARP-OESTE desenvolve diversas atividades, tais como a compra, venda, produção, classificação, padronização, armazenamento, beneficiamento, industrialização e o registro com marcas próprias ou de terceiros, de produtos produzidos pelos seus associados, tais como laticínios; pães bolos e tortas; frutas; conservas de frutas, legumes e similares; hortifrutigranjeiros; milho; feijão; soja; mandioca; trigo; arroz; ração para animais de origem vegetal; todos os tipos de animais inteiros ou em cortes; plantas medicinais; cana-de-açúcar e todos os seus derivados, bem como de madeira bruta, madeira beneficiada, madeiras tratadas e de produtos oriundos da apicultura.

Além disso, garante ainda a aquisição de gêneros e artigos de uso doméstico ou pessoal para fornecimento a seus associados, assim como bens de produção agropecuária, tais como sementes, insumos e fertilizantes orgânicos em geral, rações, produtos veterinários, máquinas, peças de máquinas agrícolas, óleos lubrificantes, implementos e outros, em mercados nacionais e internacionais.

Como destaca a vereadora Professora Liliam, “a cooperativa estimula a agricultura agroecológica e sustentável, visando a produção de alimentos sem agrotóxicos e a diversificação da produção agropecuária, promovendo ainda o intercâmbio de experiências de desenvolvimento agrícola, agroecológica e desenvolvimento sustentável”. Tem também uma atuação importante na capacitação e formação dos agricultores e suas famílias através de encontros, seminários e cursos nas mais diversas áreas, sempre visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento de trabalhadores rurais, adultos, jovens e crianças. Desenvolve ainda ações relacionadas à escolarização, alfabetização de trabalhadores em acampamentos e/ou assentamentos da reforma agrária e comunidades rurais em todos os níveis de 1° grau à Universidade.

Assessoria de Imprensa/CMC