​Ministro do TCU Augusto Nardes fala sobre governança em visita à Câmara

Na manhã desta quinta-feira (09), o presidente da Câmara Municipal, Alécio Espínola e os vereadores Josué de Souza (MDB), Soldado Jeferson (PV), Professor Santello (PTB), Sadi Kisiel (Podemos) e Carlos Xavier (Republicanos) receberam, em visita cordial, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Dr. Augusto Nardes. Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Renato Silva, o diretor da Amop, Vinicius Almeida, o procurador geral da Casa, Anderson Carvalho, a assessora parlamentar do deputado Batatinha, Joisi Espínola e a advogada Karla Sbardella.

Desde 2013, Nardes lidera um projeto de governança pública, que tem por objetivo reduzir a corrupção e evitar desvios de dinheiro público. “A governança das instituições públicas depende da articulação entre os entes federativos, sem uma boa conversa entre município, estado e União o país não funciona”, defendeu o ministro.

Nardes acrescentou que trouxe ferramentas e conceitos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e que trabalha para implantar esses conceitos aqui no Brasil. ele explicou ainda quais  são as atribuições do Tribunal de Contas da União, que o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública.

A Câmara tem um vínculo com o TCU desde 2021, quando o legislativo cascavelense aderiu ao programa nacional de combate à corrupção intitulado como Rede de Controle. Na época esse programa era facultativo e o Legislativo optou pela adesão. O presidente Alécio Espínola destaca que “foi iniciado um trabalho com diversas regulamentações na Câmara e isso levou a Casa a participar em nível estadual do índice de transparência pública, com ótimos resultados”.