Músico Ricardo Oliveira recebe medalha ao mérito cultural

A Câmara entregou nesta segunda-feira (23), a Medalha ao Mérito Cultural ‘Darci Israel’ para o artista da música gaúcha Ricardo Sonsin de Oliveira. A homenagem foi proposta pelo vereador Policial Madril/Podemos.

Ricardo Sonsin de Oliveira nasceu no dia 30 de setembro de 1980. É casado com Barbara há 20 anos, é pai de Eduarda e João Ricardo. Aos 13 anos de idade, juntamente com sua família, começou a frequentar o Centro de Tradições Gaúchas, onde teve o primeiro contato com a gaita ponto, demonstrando grande habilidade.

Durante dois anos teve aulas de gaita com um professor e em seguida seguiu aprendendo de forma autodidata. Nos anos seguintes Ricardo percorreu o Brasil representando o CTG em campeonatos de gaita ponto, ganhando prêmios significativos e honrando o nome de Cascavel.

Colecionou mais de 30 prêmios durante os anos em que participou de campeonatos. Em 1995, por exemplo, foi eleito o melhor e mais autêntico gaiteiro da região, consagrou-se campeão paranaense em 1996 e campeão brasileiro de gaita ponto no ano de 1997 em Rondonópolis/MT.

“Como Ricardo sempre estava com sua gaita se apresentando nos locais, no ano de 1997 participou do programa de Darci Israel, na Rádio Colmeia. Fez ainda parte de duplas e de bandas, realizando apresentações em toda a cidade e região”, lembrou Madril.

No ano de 2008, incentivado por amigos, familiares e apoiadores, Ricardo juntamente com seu amigo Rafael, iniciaram a dupla Rick e Rafa, e por quatro anos percorreram o Paraná e foram até São Paulo animando shows para mais de 10 mil pessoas.

Rick e Rafa gravaram um CD em 2008, com músicas autorais e de sucesso na região. A dupla abriu shows de cantores consagrados como Jorge e Mateus, Vitor e Léo, Fernando e Sorocoba, Michel Teló, Bonde do Forró, Guilherme e Santiago. Infelizmente o sonho de crescer a nível nacional precisou ser interrompido, pois na época por falta de financiamento não conseguiam contratar rádios para impulsionar suas músicas.

Ricardo sempre teve Renato Borghetti como seu ídolo da gaita, e em 16 de setembro de 2016 teve a honra de dividir o palco com ele em um show no teatro municipal de Cascavel, com a casa lotada.

Além de uma sólida carreira como músico, Ricardo também exerceu a função de professor de gaita, ensinou mais de 100 alunos, entre eles Giovanni Batisti, aluno que foi campeão brasileiro, inclusive com a música de autoria de Ricardo.