Outubro deve ter semana de combate ao etarismo, que é o preconceito contra o idoso

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 42/2023, Cascavel passará a ter em seu calendário a Semana de Combate ao Etarismo, que é o preconceito dirigido aos idosos em função da sua idade. A proposição, do vereador Professor Santello (PTB) e da vereadora Professora Beth Leal (Republicanos), foi aprovada em primeira votação na sessão desta segunda-feira (14) e retorna na terça para votação final.

“Todos nós sabemos que o preconceito de idade prejudica a sociedade em um mundo em constante evolução. Portanto, mudar a forma como falamos e escrevemos sobre o envelhecimento e a terceira idade pode ter um efeito positivo e transformador. O preconceito está onipresente em círculos, empresas e até mesmo nos estereótipos que se vê na mídia e nas redes sociais”, defendeu o Professor Santello.

A Professora Beth Leal destacou a razão da escolha da data para a primeira semana do mês de outubro. “No dia 1º de outubro de 2003 foi instituído o Estatuto do Idoso. Então, neste ano de 2023 estaremos completando 20 anos de existência desse dispositivo legal, uma lei que foi criada para que os idosos fossem respeitados. Ainda hoje encontramos muitas situações em que as prioridades de atendimento e respeito ao idoso não são realizadas. Temos que fazer com que a lei seja cumprida”, declarou ela.

Segundo os proponentes do projeto, a sociedade deve aproveitar a Semana de Conscientização para realizar ações que promovam a inclusão social e a valorização da pessoa idosa, e que o poder público elabore políticas que considerem as necessidades e perspectivas de pessoas de todas as idades. “A diversidade etária deve ser valorizada e incentivada, reconhecendo a contribuição única que cada geração traz para a sociedade”, finalizou Santello.