Policial Madril apresenta projeto que flexibiliza funcionamento de clubes de tiro

O vereador Policial Madril (Podemos) apresentou nesta semana um projeto que trata do funcionamento das entidades destinadas à prática e treinamento de tiro desportivo em Cascavel. A matéria assegura que os clubes funcionarão sem qualquer restrição de horário e também garante que não ficarão restritos a um distanciamento mínimo de quaisquer outras atividades.

“O tiro desportivo é uma atividade que tem atraído um número crescente de praticantes nas cidades de nosso Estado. Essa prática contribui para a melhoria da habilidade física e técnica dos participantes, além de promover o senso de responsabilidade, disciplina e respeito pelas normas de segurança do esporte do tiro em nosso município”, defende Madril.

Recentemente o Decreto Federal nº 11.615/23 criou restrição de distanciamento das entidades de tiro desportivo em relação a escolas. Em relação ao horário o mesmo decreto fixou horário de funcionamento entre as 6h e 22h. Caso seja aprovada, a lei proposta por Madril criaria regras diferentes em Cascavel, já que, segundo ele, “os clubes de tiro são espaços completamente fechados, sem acesso visual interno a partir do exterior e dotados de equipamentos de segurança, pois aprovados pelo Exército Brasileiro”.

Na justificativa do projeto, o vereador cita que “as entidades destinadas ao treinamento e prática de tiro desportivo são frequentadas por militares das forças armadas e das polícias civis, militares, judiciais e penais e guardas municipais, sendo locais apropriados e seguros, ajudando a promover a segurança para a comunidade do entorno”. Outra razão para alterar a lei seria a “necessidade de flexibilizar os horários, pois os praticantes muitas vezes têm horários diferenciados para treinar em razão de suas profissões”.

O projeto foi lido na sessão desta segunda-feira (04) e agora segue para análise nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e nas demais comissões de mérito antes de ser votado.