Professor Santello debate passe livre nos transportes com estudantes de Cascavel

O vereador Professor Santello (PTB), que também é presidente da Comissão Permanente de Educação, recebeu nesta quinta-feira (17), representantes estudantis para debater o "Passe Livre" para estudantes no transporte público de Cascavel.

O grupo procurou o legislador em busca de apoio para a medida que, segundo eles, garante a igualdade de oportunidades e acesso à educação. “Como professor, já vi muitos alunos que deixaram de ir para a escola por falta de condições financeiras.  Então essa luta é, principalmente, pelos alunos de famílias de baixa renda que frequentam instituições públicas e privadas”, ressalta o vereador.

Para os representantes, é de extrema importância o passe livre disponível para estudantes de diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o superior. “Além de reduzir os custos de transporte para os estudantes e suas famílias, o benefício também contribui para a diminuição do tráfego nas áreas urbanas, incentivando o uso do transporte público e colaborando também com o meio ambiente”, reforçou Crespi Haveroth, presidente do DCE Unioeste.

“Muitas sugestões e ideias surgiram, acredito que a partir desse debate poderemos unir forças. Agora vamos encaminhar a questão à Comissão de Educação, e então reunir outras representatividades escolares, grêmios estudantis, Poder Executivo e até promover uma audiência pública com a comunidade”, frisou Santello.

A implementação do passe livre estudantil também envolve desafios financeiros à Prefeitura, uma vez que há custos para disponibilizar o serviço. “Vamos iniciar as tratativas junto ao Poder Executivo e discutir de que forma poderá ser feito esse subsídio, se por meio de impostos ou outras fontes de financiamento”, finalizou o vereador.

Além do representante do DCE da Unioeste, também estiveram presentes Hadrien Lucas Moreti Carminati, acadêmico da Unioeste, e Igor Bonemberger da Silva, vice-presidente da Câmara Jovem.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC