Notícias

Semana da Mulher na Câmara debate as muitas faces da representatividade

Do dia 04 a 08 de março a Câmara de Cascavel promove uma série de atividades para celebrar o Dia da Mulher e debater a representatividade feminina em diferentes espaços. A agenda foi organizada pela Escola do Legislativo da Câmara em parceria com o presidente Alécio Espínola (PSC) e a Procuradoria da Mulher, representada pelas vereadoras Professora Liliam (Procuradora) e Professora Beth Leal (Procuradora-adjunta).

Na segunda-feira (04), antes do início da sessão, acontece a abertura da Semana da Mulher com a apresentação do maestro Geferson Fell, que é produtor cultural, Maestro do Coral de Itaipu, do Coro Juvenil de Cascavel e Grupo Popular Mulheres do Brasil. A atividade está marcada para às 9h, no plenário.

Na terça-feira (05), também no horário da sessão (14h), a advogada Juliana Prezotto, autora do livro “A participação da mulher na política brasileira”, fará uma fala. Após realizar estudos nacionais e internacionais de Ciência Política e Direito, Juliana Prezotto busca apresentar soluções que demonstram a importância da representação adequada para a criação e proteção de direitos. Juliana é mestra em Ciências Jurídicas, especialista em Direito Aplicado e Direito Constitucional e professora universitária.

Na sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa com o tema ‘As muitas faces da representatividade da mulher’ acontece na Câmara, a partir das 8h30. Será servido um café da manhã para as servidoras e demais participantes, que em seguida têm um espaço aberto no Legislativo para discutir representatividade. Foram convidadas para participar especialistas no assunto, representantes de bairros, produtoras culturais e coletivos de mulheres.

Representatividade

As mulheres são maioria na população brasileira (51,5%). No entanto, ainda enfrentam sub-representação política, desigualdade salarial, falta de políticas públicas específicas, além das violências de gênero e machismo estrutural. Para a programação da Semana da Mulher na Câmara neste ano, as atividades e discussões foram pensadas a partir deste olhar sobre a vida das mulheres diversas e como a representatividade, ou a falta dela, está presente em todos os espaços públicos e privados.

Para se ter ideia, mulheres são maioria nas universidades, representam cerca de 60% dos estudantes. Quase a metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, e hoje, cerca de 10 milhões de mulheres eram responsáveis, exclusivamente, pela manutenção e sobrevivência de suas casas e famílias. A maioria dos artigos científicos são produzidos por mulheres e elas são também a maioria entre os profissionais da saúde do setor público e privado (65%). O eleitorado brasileiro é de maioria feminina. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que 52,6% dos eleitores brasileiros são mulheres. Considerando eleitores com nível superior completo, mulheres também são maioria (60%). Apesar disso, apenas cerca de 10% ocupa cargos no Legislativo Federal.

Assessoria de Imprensa/CMC