Soldado Jeferson quer triagem de resíduos e usina de compostagem no aterro

Duas indicações do vereador Soldado Jeferson (PV), lidas na sessão desta segunda-feira (21), pedem ao secretário de Meio Ambiente Nei Haveroth que o novo Sistema de Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Resíduos de Cascavel inclua instalações para triagem e tratamento de resíduos no Aterro Sanitário. A Indicação nº 664/2021 solicita uma estrutura para separar o lixo orgânico de outros rejeitos, ligada a uma usina de compostagem, enquanto que a Indicação nº 665/2021 reivindica a instalação de uma outra estrutura de triagem voltada à separação do lixo reciclável.

Lembrando que o aterro recebe diariamente cerca de 320 mil toneladas de lixo, o vereador defende que a triagem e a usina para o lixo orgânico irão não só reduzir o impacto ambiental, mas também trazer benefícios econômicos. “Vamos poder usar o lixo orgânico para a produção de composto, que poderá ser usado nas hortas comunitárias e aumentar a produtividade dos que hoje trabalham nesse setor”, disse o Soldado Jeferson. O parlamentar afirmou também que a triagem do lixo que chega para separação de recicláveis também reduz o impacto ambiental e ainda beneficia as cooperativas de geração de emprego e renda mediante parcerias.