Vereadores da Comissão de Meio Ambiente são recebidos pelo prefeito de Toledo

A política municipal para a gestão de resíduos sólidos foi pauta na manhã da última quinta-feira (06), em Toledo/PR. Os membros da Comissão de Meio Ambiente, vereadora Professora Beth Leal (Republicanos) e vereador Soldado Jeferson (PV), e o diretor do Departamento de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal de Cascavel, Ailton Lima,  foram recepcionados pelo prefeito de Toledo Beto Lunitti, vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, secretário de Meio Ambiente Júnior Henrique Pinto e pelo vereador Leoclides Bisognin, para a apresentação das políticas municipais relacionadas à sustentabilidade.

Os integrantes do Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo), por meio do seu Coordenador Dielson Kleber Pickler organizaram uma visita para conhecer e divulgar as boas práticas realizadas pelo município, além de reforçar o compromisso com a Agenda 2030 Local, no sentido de unir esforços para a melhoria do planeta por meio de parcerias e ações afirmativas.

A Comissão conheceu a Casa do Tarzan, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde fica a Sede da Secretaria do Meio Ambiente e as ações realizadas pela secretaria relacionadas à Coleta Seletiva, plano de arborização, Unidade de Valoração de Resíduos, e a pesquisa científica para compreender o comportamento da população no descarte de lixo, conduzida pela Engenheira Ambiental e Coordenadora da Unidade de Valoração de resíduos Maria Luiza Veronese, que diagnosticou que existem discrepâncias de comportamentos de uma região para a outra do município e que o descarte de plástico é um dos maiores problemas na região.

O prefeito Beto Lunitti explanou sobre a diversidade de ações que o município realiza no sentido de atingir as metas e objetivos da Agenda 2030, destacou a importância da educação e ao falar sobre o potencial de Toledo, Cascavel e região, ressaltou que “temos um desafio, que é potencializar a vocação econômica com soluções sustentáveis e que aqui a economia está a serviço da vida”.

A vereadora Professora Beth Leal destaca ainda que “a educação ambiental é fundamental para a preservação da nossa vida, quando tratamos do meio ambiente temos que pensar coletivamente”. “As nossas ações individuais devem se somar para que o resultado a toda a população seja estendido de forma coletiva. Então a avaliação que faço dessa visita é muito positiva, tanto no aspecto político quanto no aspecto técnico, pois tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento, ou seja, a estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também o trabalho realizado junto com a associação das pessoas que desenvolvem o trabalho de coleta seletiva, no sentido do trâmite, de como tudo isso funciona na cidade de Toledo”, conclui.

O Soldado Jeferson destacou a importância da diversidade dos programas apresentados pelo prefeito Beto Lunitti, ressaltando ainda que “a união entre todos os agentes é fundamental para o sucesso de todo e qualquer programa de preservação ambiental”.

A visita também contou com a participação de representantes de entidades públicas e privadas de Cascavel e Toledo.

Assessoria da Vereadora Professora Beth Leal/CMC