Aprovada criação do cargo de professor de educação física na rede municipal

Nesta segunda-feira (03), os vereadores e vereadoras cascavelenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 108 de 2022, que cria o cargo de Professor de Educação Física no Quadro de Cargos e Vagas do município e abre inicialmente seis vagas. O Professor de Educação Física atuará na rede municipal de ensino, compondo o quadro do Magistério do Município, com carga horária de 20 horas semanais e poderá ser itinerante, ou seja, poderá cumprir sua carga horária em mais de um estabelecimento de ensino.

A lei é fruto de uma intensa luta da categoria e da aprovação anterior de lei municipal criando a obrigatoriedade das aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de ensino de Cascavel, por profissional com curso superior em Educação Física, bem como a reestruturação do Currículo para a Rede Pública de Ensino de Cascavel.

No projeto enviado pela prefeitura estão previstas seis vagas para o cargo, que serão ampliadas de forma gradativa na rede municipal de ensino. Esse profissional será responsável em ministrar aulas de forma a cumprir com o programa de conteúdos das disciplinas sob sua responsabilidade, promovendo atividades e práticas pedagógicas visando ao desenvolvimento cognitivo, entretenimento, integração social e desenvolvimento pessoal das crianças, além de promover o bem-estar de seus alunos por meio de seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social.

Atualmente os conteúdos relativos à disciplina de educação física são ministrados por Professores da Rede Municipal de Ensino com formação mínima em Magistério ou Pedagogia, que serão gradativamente substituídos pelos Profissionais com Licenciatura em Educação Física. Os Professores da Rede não sofrerão qualquer prejuízo, tendo em vista que atenderão às outras disciplinas previstas no currículo da rede.