Serginho pede aumento na capacidade da usina de energia elétrica do aterro sanitário

Certo de que Cascavel tem condições de reduzir ainda mais os impactos da atividade humana ao meio ambiente, o vereador Serginho Ribeiro (PDT) encaminhou a Indicação nº 1281/2023 à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pedindo a ampliação da capacidade instalada de geração de energia elétrica no aterro sanitário. A solicitação foi lida em Plenário na sessão de terça-feira (19).

O aterro sanitário é o local para onde é levado praticamente todo o resíduo gerado pelas pessoas, tanto em residências como nas empresas de nossa cidade. Parte relevante deles consiste de matéria orgânica, cuja decomposição produz o gás metano, que é um dos elementos causadores das mudanças climáticas. Esse gás pode ser utilizado na geração de energia, e estudos científicos recomendam que preferencialmente seja realizada a sua queima, por ser menos prejudicial ao meio ambiente do que sua liberação na atmosfera.

Cascavel já possui uma usina que produz energia elétrica no aterro sanitário, que tem como matriz a queima do gás metano após um processo de tratamento. A energia gerada é direcionada para o sistema elétrico da Copel e então distribuída na rede. Essa energia produzida gera créditos que o município, que são abatidos na “conta de luz” da Prefeitura com a companhia de energia. Atualmente, os valores economizados somam mais de R$ 100 mil por mês, gerando benefícios a escolas municipais, praças e departamentos públicos.

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel garantem que o aterro possui condições de triplicar a capacidade de energia gerada, pois a maior parte do gás metano gerado é simplesmente dispensado por não haver equipamentos suficientes para seu aproveitamento.

Para reduzir essa perda, Serginho Ribeiro está solicitando que o Executivo amplie a capacidade instalada de produção de energia do aterro, com a aquisição de novos equipamentos. “Se conseguir utilizar todo o gás produzido no local, essa usina vai reverter o investimento em economia financeira para os cofres do município, além de auxiliar na preservação do meio ambiente”, afirmou o vereador.

Assessoria do Vereador Serginho Ribeiro, com Assessoria de Imprensa/CMC