Serginho Ribeiro encaminha pedido de Academia da Saúde no Jardim Presidente

Com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida da comunidade do Jardim Presidente, o vereador Serginho Ribeiro/PDT solicitou à Secretaria de Saúde a construção de uma Academia da Saúde, no terreno ao lado da Unidade da Saúde da Família, no loteamento Jardim Presidente.

O vereador explica que a Academia da Saúde é um conjunto de equipamentos esportivos que tem por objetivo a realização de exercícios físicos orientados por um profissional habilitado com o objetivo de prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo.

O projeto foi lançado em 2011, e segundo o Ministério da Saúde, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população. O espaço conta com equipamentos esportivos pensados para a promoção de saúde, bem como profissionais de educação física que prescrevem exercícios físicos para os usuários.

A indicação do Jardim Presidente se dá em razão de que o bairro possui uma elevada concentração de pessoas com diabetes, sobrepeso e hipertensão, e inclusive foi objeto de estudos de alunos da graduação de Medicina de uma universidade privada de nossa cidade, que procuraram o mandato do vereador Serginho Ribeiro e alertaram sobre a necessidade de pensar equipamentos públicos direcionados à região.

A Indicação foi protocolada no dia 30 de outubro com o número nº 1.545 de 2023.