Notícias

1º Seminário de Políticas Culturais discutiu panorama no município

O plenário da Câmara esteve lotado nesta quinta-feira (09) para o 1º Seminário de Políticas Culturais e seus Desafios, promovido em parceria pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara.

O evento discutiu os intercâmbios possíveis entre o Poder Público, Conselhos e comunidade, para promoção da cultura e formação de públicos mais amplos. Antes do início dos debates, o conselheiro Antônio de Jesus, membro da Academia Cascavelense de Letras, fez a leitura de uma poesia e também foi apresentado um trecho do filme A Saga, do diretor Manaoos Aristides.

André Dutra, representando a Secretaria Municipal de Cultura, explicou as principais atribuições da pasta e também os eventos e ações promovidos durante o ano. Em seguida, o vereador Vanderlei do Conselho (PSC) explicou o papel dos conselhos, que são, segundo ele, uma “forma de fortalecimento da participação democrática e política, dando maior poder à população para decidir as políticas culturais”.

Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Fernando Winter (presidente), Pedro Martendal (secretário) e Professor Paulino (membro) discutiram a importância de garantir no orçamento recursos para as políticas culturais. Para Winter, a comissão tem um papel de extrema importância, pois tem como função fiscalizar o trabalho do Poder Executivo, exarar pareceres sobre projetos pertinentes e convocar autoridades para esclarecer dúvidas, pedir informações ou cobrar ações.

Assessoria de Imprensa/CMC