Beth Leal é vereadora eleita para seu primeiro mandato na Câmara de Cascavel pelo partido Republicanos com 1.211 votos. Beth é comunicadora e professora, trabalhou na rede municipal, estadual de ensino e atualmente atua no ensino superior. É formada em Ciências pela Unioeste e Direito pela Univel, fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em Direito com foco no direito do trabalho e direito e fraternidade.
“Estive próxima da comunidade tanto na educação quanto no trabalho na Pastoral da Criança e como integrante da Câmara Júnior, onde aprendi sobre as normas protocolares do Legislativo”. Beth afirma que após saber de sua eleição, já começou a estudar o Regimento Interno da Casa, a Lei Orgânica Municipal e o funcionamento da Câmara, “é uma honra e uma imensa responsabilidade ser vereadora numa cidade do porte de Cascavel”.
Como conta a vereadora, o convite para disputar uma eleição pela primeira vez veio do presidente do Partido Republicanos, o vice-prefeito Renato Silva. “Tive a grata surpresa de encontrar muitas pessoas que havia conhecido no rádio e na educação e várias outras pessoas que me apoiaram e me fortaleceram durante a campanha”.
“Para mim e para muitos grupos minha vitória foi emblemática: por ser a primeira mulher negra da história de Cascavel no Legislativo e uma das primeiras mulheres depois de 20 anos sem representatividade feminina na Câmara“, comemora. “Para mim, estes são sinais de que a sociedade está pleiteando renovação nos espaços de poder e maior participação da mulher também na política”.
Beth Leal planeja defender em seu trabalho principalmente as questões que afetam as minorias, especialmente no empoderamento das mulheres, para que possam se qualificar e se fortalecer para ter independência financeira e emocional. Além disso, Beth pretende defender outras bandeiras relacionadas aos direitos, como direitos dos idosos, direitos das crianças, direitos dos animais, pautas que segundo ela, já fazem parte de suas lutas como cidadã cascavelense.
Gabinete
Beth quer executar uma proposta diferente. Além de seu gabinete e assessoria no prédio da Câmara, Beth quer circular pelos bairros com um gabinete itinerante, ao qual os moradores de cada região ou comunidade possam se dirigir em determinado dia do mês e conversar com a vereadora e ter suas necessidades escutadas. “A ideia é fazer reuniões em associações de moradores ou até num veículo com comunicação previa para que as pessoas saibam com antecedência onde estaremos e possamos fortalecer uma comunicação respeitosa e aberta com o cascavelense”.
Assessoria de Imprensa/CMC