A Acampar (Associação das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná), oficiou os vereadores da Câmara de Cascavel para discutir, no dia 28 de Maio, às 9h, a situação da telefonia móvel no Estado em um evento denominado Pacto das Antenas.
A discussão faz parte do Encontro Regional de Vereadores do Paraná, que será realizado na FAG (Faculdade Assis Gurgacz). Participarão do encontro representantes das operadoras de celular e outras autoridades, com o objetivo de esclarecer questões relacionadas à expansão da cobertura de sinal da telefonia móvel no Paraná, por meio da instalação de novas antenas nas áreas urbanas e rurais dos municípios.
Em 2013, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado ao final da CPI da Telefonia Móvel. Nele, as empresas se comprometiam e a fazer mudanças qualitativas no atendimento ao consumidor. Algumas das principais operadoras se recusaram a assinar o Termo, discordando das cláusulas propostas.
O movimento intitulado de “Pacto das Antenas” é um desmembramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel transcorrido no último ano na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que em seu relatório final sugere uma nova legislação aos municípios como forma de agilizar a instalação dos equipamentos necessários. Deste pacto, as operadoras também assumiram o compromisso de acelerarem a instalação de pelo menos 300 novas Estações Rádio Base (ERBs) nas diversas regiões do estado nos próximos meses.
Assessoria de Imprensa/CMC