Uma reunião foi realizada no plenário da Câmara na noite desta quinta-feira (31), entre o sindicato dos servidores públicos e agentes comunitários de saúde e os vereadores Rui Capelão e Vanderlei Augusto da Silva para dar encaminhamento à pauta de reivindicações da categoria.
Esta é a terceira reunião com os agentes de saúde. A primeira foi organizada no Bairro Floresta e a segunda no Bairro Santo Onofre. A categoria esta mobilizada para reivindicar diversas questões, como uniformes, insalubridade, adicional de PSF (Programa Saúde da Família) e incentivo de final de ano.
Na reunião de ontem, o SISMUVEL participou diretamente do debate e alguns encaminhamentos foram feitos. Dentre eles a necessidade de uma ação na justiça para buscar o pagamento por insalubridade da categoria – direito já reconhecido e pago em vários municípios do estado e consulta formal ao Tribunal de Contas, através da Câmara Municipal sobre o assunto.
Outra questão levantada diz respeito a um abono que Ministério da Saúde estaria repassando para a categoria e a prefeitura estaria alegando que o valor seria para o pagamento de uniformes, porém a categoria alega não receber nem os valores e nem os uniformes. Os vereadores Rui Capelão (PPS) e Vanderlei do Conselho (PSC) se comprometeram a mobilizar os demais vereadores da Casa para tratar do assunto. Já o sindicato trabalhará em outra frente na tentativa de sensibilizar o Executivo para solucionar os problemas elencados. Um dia de mobilização ficou marcado para 12 de novembro.
Os vereadores, Jaime Vasatta (PTN), João Paulo (PSD) e Gugu Bueno (PR) que estavam em Brasília e que possuem conhecimento da situação já anteciparam que estão dispostos a ajudar.
Marcelo Soares/Assessoria Vereador Rui Capelão
Legenda: Reunião aconteceu no plenário da Câmara
Foto: Assessoria Rui Capelão